24 outubro, 2008

a mulher da burka


durante toda a semana ao fim do dia fiz de conta que estava em Londres e em vez de apanhar apenas uma linha de metro do emprego para casa (duas no máximo) decidi utilizar três uma vez que apesar do desconforto ganho algum tempo e para quem está tantas horas fora de casa este é um dado muito importante. e foi assim que apanhei há uns dias um tipo na estação do metro na linha azul para me dizer que não pisasse o traço amarelo ou a policia judiciária havia de me passar uma multa ou até prender... fiquei a perceber porque é que a polícia judiciária tem tantos casos por resolver... hoje entro na estação da baixa chiado em direcção ao cais do sodré e não sei bem dizer se apanhei um susto ou se foi apenas espanto: agarrada ao varão estava uma mulher de burka negra. coloquei-me atrás dela e observei que o vestido era bordado a lantejoulas negas e tentei perceber como a burka era realmente feita. depois olhei para as mãos dela tentando perceber que idade teria. eram mãos mal cuidadas de mulher que trabalha no duro e percebi que não devia pertencer a nenhuma importante família muçulmana. até porque transportava um daqueles sacos pretos que vejo constantemente pessoas usarem quando entram ou saem no metro no martim moniz suponho que indo ou vindo do centro comercial situado na estação e frequentado em grande parte por muçulmanos. ao sair pus-me ao lado dela e notei que ela era muito mais baixa que eu. olhei para os seus olhos. eram negros e inexpressivos. fiquei a pensar se ela usa burka em Portugal porque quer ou porque a família o exige.

Sem comentários: