26 outubro, 2008

levantada a interdição estou de volta


estive assente deste espaço não por vontade própria mas por imperativos policiais. passo a explicar. ontem quando cheguei a casa pela hora do almoço despejei as compras na cozinha arrumei o que tinha que arrumar no frigorífico tratei de adiantar o almoço e quando entrei no meu quarto para mudar de roupa deparei-me com um cenário extraordinário. a roupa tinha sido tirada das cómodas os livros das estantes o guarda roupa tinha sido todo remexido e até o meu saco de praia estava despejado no meio do chão. dirijo-me a outro quarto e cenário idêntico. saí e entrei no quarto três vezes até perceber que tinham levado o cofre que estava aparafusado à parede dentro de uma guarda roupa de parede. o resto do cenário era idêntico pela casa toda excepto a sala a cozinha e quarto de banho. telefonei ao 112 que me deu o número de telefone da esquadra de polícia da minha área. para lá liguei e 15 minutos depois tinha um casal de agentes em casa. dei as informações que me pediram e a outras que se calhar nem são relevantes mas mais vale dizer demais que de menos nestas coisas não é? daí a pouco tinha casa invadida por agentes à paisana que me fizeram várias perguntas a que respondi conforme pude. disseram-me então que os agentes que viriam tratar das digitais só viram hoje e que até lá era preciso tocar o menos possível no que quer que fosse. resumindo e concluindo. para além de me estragarem várias facas de cozinha e um sabre que trouxe de uma viagem a Marrocos e levarem o cofre da parede e o que continha levaram 20 euros que estavam por aqui e um telemóvel velho que penso que já nem funcionava. se conseguirem abrir o cofre terão alguma coisa que valha a pena é verdade mas o trabalho que tiveram para fazer o trabalho não sei se compensa. hoje os agentes que vieram explicaram-me que se trata de grupos de indivíduos que tocam às campainhas dos prédios até conseguirem que alguém lhes abra a porta e depois vão experimentando porta à porta tocando primeiro a campainha. se ninguém responde metem um cartão multibanco e se a porta estiver apenas no trinco como por uma série de coincidências infelizes estava a minha ontem entram e rapidamente levam ouro e dinheiro. de facto deixaram tudo o resto e só uma das peças que tenho em casa vale 1000 vezes mais do que o que continha o cofre. e até era mais fácil de transportar. felizmente hoje até os ladrões são ignorantes. já não há peritos em coisa nenhuma... e pronto. tive sorte que afinal nem toda a polícia se encontra atenta a quem pisa a faixa amarela do metropolitano. vão-se os anéis ficam os dedos. e o pc e tudo o resto. paciência. este ano tem-me acontecido de tudo um pouco. daqui ao fim do ano a ver o que falta acontecer. haja paciência e boa disposição. pelo menos neste momento já me posso mover pela casa toda e já tenho tudo limpo.

Sem comentários: