28 setembro, 2008

sobre mais um livro de receitas


acabo de ouvir uma curta peça sobre o livro de Eduardo Punset Viagem à Felicidade agora lançado em Portugal. Não tenciono comprar o livro. não acredito em receitas para a felicidade como não acredito em receitas para vencer o stress e outros quejandos como vencer na vida que servem para encher os bolsos dos autores e que nada acrescentam à minha experiência pessoal. aprendi a ser feliz. não era uma criança feliz embora tivesse tudo para o ser. talvez devido á minha timidez e à dificuldade em me relacionar com os outros o que fazia com que eu tivesse apenas duas amigas e de uma delas detestava o feitio e má educação... na adolescência a coisa não melhorou grande coisa. a velocidade a que me apaixonava e a que me decepcionava era a mesma o que fazia de mim uma quase permanente infeliz. mas aprendi. aprendi a ser feliz. não tenho grandes sonhos por realizar excepto o das viagens. aprendi a gostar sempre do meu trabalho e já fiz de tudo um pouco. aprendo a gostar porque sei que a minha vida seria muito pior se não tirasse do meu trabalho a satisfação suficiente para me levantar todos os dias e ir trabalhar em vez de ir fazer uma bela caminhada à beira mar. gosto do sítio onde vivo. tenho o mar e s gaivotas que amo e odeio (as gaivotas claro). tenho uma família bonita que tem dificuldades como todas as famílias mas que ainda tem alguns que se interajudam o que vai fazendo com que a gente a pouco e pouco vá ficando ainda mais feliz... ajudar é sempre uma maneira de ser feliz. o que me deixa mesmo infeliz é o facto de alguém recusar a minha ajuda seja em que campo for. acho que é a única situação em que me sinto realmente infeliz... não tenho stress já aprendi a lidar com isso há muitos anos. portanto senhor Punset (acho que é cientista... ou será filósofo? vem a dar no mesmo. afinal a filosofia é a ciência maior. a da vida. e para isso não há receita) não vou comprar o seu livro. o que lhe ouvi hoje não me traz nada de novo. sou tão feliz quanto posso ser nas circunstancias actuais. abaixo as vírgulas. ponto final.

Sem comentários: