21 agosto, 2008

O homem de ouro


É óbvio que eu estava à espera de uma medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos para falar aqui no assunto. Esperei calada. Fiquei muito feliz com a prata da Vanessa Fernandes e ando moída. Eu sei que o pai dela foi um grande atleta, que sabe que é preciso dar o máximo, que é preciso sofrer muito para conseguir resultados. Mas ouvi-lo dizer à filha é preciso sofrer, sofrer, sofrer até cair, deixou-me mal. Eu percebo mas não consigo ultrapassar este sentimento. Fica aqui portanto o meu agradecimento e admiração à Vanessa e a minha solidariedade com a mãe dela que não faz senão chorar. Eu se calhar faria mesmo.
Acho que foi ao Nelson Évora que ouvi, acerca de declarações de Francis de que ganharia a medalha de ouro nos 100 metros, que as medalhas não se prometem. Conseguem-se. E tem toda a razão. Como em tudo na vida as promessas não servem de nada senão houver a garra suficiente para conseguir vencer. Seja o que for. Como diz o Venceslau é preciso sofrer. Não apenas no desporto mas também no nosso dia a dia. É preciso sofrer para se mostrar o que se vale. É preciso ter vontade de ultrapassar obstáculos, é preciso vencer o medo, dia a dia, momento a momento. A vida é feita de muito sofrimento e pequenas vitórias. E é preciso tirar mais alegria das pequenas vitórias e menos tristeza das grandes dores.
Por isso hoje o que tenho para dizer é apenas OBRIGADA NELSON ÉVORA!

Sem comentários: