01 agosto, 2008

Digo eu


É o primeiro dia de Agosto. O país encerra para balanço. As grandes cidades esvaziam-se e no Allgarve escutamos a pronúncia do norte a cada virar de esquina. É o melhor mês do ano para mim que trabalho em Agosto. Os transportes andam vazios, há lugares para estacionar o carrito se for preciso em Lisboa. Apesar da crise, de todas as crises, os portugueses continuam a fazer férias, nem que seja para ir "à terra", onde até poupam na alimentação porque a horta existe, o porco existe, as galinhas no terreiro... Digo eu.
Por falar em galinhas. O Tonga coroou hoje um novo rei. 170 Ilhas e meia dúzia de súbditos muito pobres a sustentarem uma festa de coroação como se tratasse de uma monarquia europeia num país de primeiro mundo. Diz-se que o rei é um play boy. Aos 60 anos ainda não sabe o que é trabalhar, nem virá jamais a saber. Digo eu que sou uma língua viperina.
Em Marte há água. Já se desconfiava mas agora há a certeza. Procuram alguma espécie de vida no planeta vermelho. Se não encontrarem podem levar-me a mim que eu faço as vezes de marciana. Assim como assim já estou acostumada a ser marciana na Terra. Deve ser mais fácil em Marte.Digo eu.
O petróleo voltou a subir devido às relações tensas entre o Irão e Israel. Amanhã vou meter gasolina antes que volte a subir outra vez. E vou andar mais a pé. A ver se me habituo que acho que em Marte não vou ter automóvel, nem comboio, nem metro, nem nada destas invencionices que existem cá pela Terra. Digo eu, claro.

Sem comentários: