17 agosto, 2008

Adeus Francis e boa sorte


Phelps prometeu conquistar 8 medalhas de ouro e conseguiu. É preciso ter-se muita certeza daquilo que se é capaz de fazer e acreditar também no factor sorte para poder fazer uma promessa destas e cumprir. Não é que eu tenha pessoalmente muita simpatia por um tipo com corpo de gorila mas a verdade é que não lhe posso retirar o mérito de modo algum. O homem também não tem culpa de ter nascido assim com aquele físico um pouco para o esquisito. A verdade é que soube tirar partido disso e aí é que está o busílis da questão, De todas as questões. Há sempre um lado positivo em tudo, mesmo quando isso parece impossível.
E aqui à laia de parênteses sempre vos conto que ouvi hoje uma conversa entre dois tipos com idade para terem juízo, em que um deles dizia que deviam era autopsiar o tipo para ver porque conseguia vencer todos. Uma ideia fabulosa, não é?. Um tipo limpa os olímpicos de natação e depois matamo-lo para o autopsiar para perceber como conseguiu! Brilhante!
Já Francis prometeu uma medalha de ouro e nem sequer se classificou para a final. É verdade que o recordista mundial também não. Mas eu não o ouvi prometer uma medalha.
O que sempre me encantou em Francis foi o seu lado naif, assim como se fosse uma criança que nunca conseguiu chegar a adulto, pela sua ingenuidade. Adoro o Francis pela sua combatividade e por tudo o que ofereceu a um país que nem sempre o tratou bem. Mas foi realmente muito infeliz quando se atreveu a prometer uma coisa tão difícil quanto uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Porque não é apenas uma questão de vontade. Porque isso todos os atletas querem. Mas enfim. Francis anunciou o fim da sua carreira. Tenho pena. E é com pena que digo, adeus Francis e que tenhas boa sorte na vida. És apenas um menino.

Sem comentários: