25 julho, 2008

Obama, Chavez e António


Ele é o homem. O homem negro que vai ocupar o lugar na casa branca. Já não me restam quaisquer dúvidas. O homem resolveu visitar o oriente médio e a Europa e é acolhido como um ídolo. Junta multidões. Exala boa disposição e força. É bem humorado. É inteligente. É bonito. É ainda bastante jovem. As pessoas adoram-no. Em resumo o homem tem tudo o que os europeus querem de um presidente americano.
É claro que nunca se sabe o que está por trás de promessas feitas em campanha eleitoral. Todos sabemos que o que se diz em campanha não é válido após a tomada de posse. Mas quero acreditar, que pelo menos desta vez, a maior parte das promessas sejam tornadas realidade para que eu possa dizer aqui, o presidente dos USA é um homem brilhantemente negro.
É claro que estas minhas profecias são arriscadas. Mas se há por aí tantos analistas políticos a fazerem futurologia que não se realiza porque é que eu a quem ninguém paga para dizer o que me vem à cabeça, não hei-de dizer que acredito neste homem e acredito realmente que ele será o próximo presidente na casa branca... a menos que sofra um acidente, uma daquelas coisas que às vezes acontecem por lá e se fica eternamente sem saber, quem, como e porquê...
Também Hugo Chavez parece saber dar a volta por cima. Foi visitar o rei Juan Carlos à sua residência de férias em Maiorca, recebeu dele uma t-shirt com a célebre frase "porque não te calas" e aceitou-a com humor... é por isso que o povo gosta dele. Isto é que faz dos presidentes maus políticos mas homens a quem o povo ama por muito que enganem, por muito que metam a pata na poça... de resto o nosso PM também se dá muito bem com o índio que ainda não consegui saber se é um homem de cor ou um índio de verdade...
Por cá, António Lobo Antunes ganha o prémio Camões... tiveste sorte pá, de o receberes em vida. Que te faça bom proveito e que continues a viver para escrever a tua poesia em prosa que me delicia. Também tu és um homem brilhantemente branco. Parabéns António.

Sem comentários: