12 julho, 2008

Mais um problema social a resolver. Urgente.

O que se tem passado na Quinta da Fonte em Loures só vem dar razão àqueles que há muitos anos se manifestam contra a criação de guetos. Pelo que percebi das notícias o bairro é social e predominam duas etnias: a africana e a cigana. Agora uns e outros querem abandonar o bairro. Alguns já começaram mesmo a fazê-lo.
É evidente que os bairros sociais são uma chaga, um problema social a mais, pela forma como são concebidos. Dá-se uma casa a baixo preço e deixam-se as pessoas ao deus dará. E como diz o Chico "diz que deus diz que dá/ e se deus não dá?... ". Pois o problema é que raramente deus dá.
Então os políticos que são eleitos pelas promessas que fazem em campanha têm obrigação de resolver o problema. Arranjando creches, infantários, escolas, tempos livres para as crianças e os jovens. O que falta nestas comunidades são princípios, são noções básicas de educação e civismo. O que falta é transformar esta gente de cor que desata aos tiros, em negros, ciganos, brancos. O que falta é dar-lhes trabalho para que possam sustentar condignamente a família de modo a que os pais que sempre deram bons exemplos de integração no nosso país tenham tempo para estar com os seus filhos, para lhes passarem os princípios e saber ancestrais das suas culturas. Porque todos temos a aprender com qualquer cultura... todos temos o dever de ajudar. E cumprimos na maior parte dos casos pagando os nossos impostos. Agora cabe ao poder político a organização de clubes, associações, chamem-lhes o que quiserem que ajudem esta gente a tornar-se brilhante em vez de delinquentes. Tenho a certeza que não hão-de faltar voluntários para ajudar neste trabalho.

Sem comentários: