28 julho, 2008

Hoje já não me sinto só


É engraçado como de repente, ouvindo alguém que pensa como nós, nos podemos sentir menos sós. É muitas vezes uma batalha fazer com que as pessoas percebam que eu não acredito em deus mas acredito no homem. E acredito no homem que quer ser deus. Que inevitavelmente há-de perceber que deus só existe porque o homem o criou.
Hoje ouvindo o actor Wagner Moura, senti-me muito menos só. Finalmente alguém que pensa como eu, que acredita no homem e na ciência estava ali na minha frente a dizer o que eu penso. E por uma vez não tive que me dedicar a fazer alguém perceber o meu ponto de vista: aquilo em que realmente acredito; Deus é a Criação do Homem.
E por falar em actores, lembrei-me de um menino de 15/16 anos que conheci há pouco tempo no Redondo (Alentejo), por acaso. São as coisas da vida. Ruben é como se chama este menino que tem pelo teatro um fascínio imenso. Até há pouco tempo vivia ali próximo, no Alandroal e tinha aulas de teatro uma vez por semana, porque a Câmara do Alandroal tem a visão de contratar professores de artes. Quando as aulas de teatro começaram Ruben ficou encantado. Segundo os professores me contaram ele era o aluno jovem mais interessado. Tem um ar tímido, mesmo envergonhado este Ruben. Mas o pai resolveu mudar a residência para o Redondo e Ruben ficou sem as aulas de teatro, porque o pai não o leva aos sábados e não há transportes do Redondo para o Alandroal que lhe permitam continuar a frequentar as aulas de que mais gostava na vida. Ainda por cima vivendo em lugares onde a oferta de arte é muito escassa.
Hoje ouvindo Wagner que morou também numa "cidade" com apenas 3 ruas, pensei que talvez o Ruben tenha a mesma sorte e consiga sair para conquistar o seu espaço no mundo que o fascina: o teatro.

Sem comentários: