18 julho, 2008

Happy birthday dear Madiba.


Um dos homens mais brilhantes do século XX completa hoje 90 primaveras (talvez devesse dizer cacimbos, uma vez que é a época do ano no seu país natal), mas a verdade é que um homem que aos 90 anos continua a apelar à boa vontade dos homens só pode ter menos de 20... logo faz 90 primaveras, das quais lhe roubaram quase 1/3 mantendo-o encarcerado durante 27 anos. E quando saiu não era um homem como se poderia esperar com desejo de vingança. Sempre apelou à paz, enquanto cidadão e enquanto presidente (o primeiro negro) do seu país.
Infelizmente não há por aí muitos madibas e por isso o país não mudou grande coisa. Os homens quando não têm que comer são capazes de tudo, menos de tentar arranjar soluções para os problemas. A maioria das pessoas tem a tendência de culpar terceiros do seu infortúnio. Nunca se perguntam o que é que eu fiz de errado, deixa cá ver, vou tentar consertar, virar a vida, remar contra a maré... não. Os homens quando se sentem acossados, roubam, mentem, matam... desejam vingar-se daqueles que eles consideram os culpados de todos os seus males.
Nelson é brilhante. Porque sempre foi um homem de paz, mesmo quando era acusado de terrorista por defender a ideia de um país multirracial, onde não fosse crime nascer negro. Onde as pessoas fossem livres de se amarem, independentemente da cor da pele. Onde reinasse a igualdade. Querido Nelson, acho que foi tudo muito bonito, continua a ser um encantamento ver-te e ouvir-te mas, no teu país, negros viram-se contra negros. Matam, perseguem, obrigam a fugir quem não nasceu na África do Sul.
É pena que tenhamos todos uma memória tão curta e que o esforço e sacrifício de um homem tão brilhante quanto tu não cheguem para endireitar o mundo e despertar consciências. Tu fizeste (continuas fazendo) a tua parte.
Happy birthday dear Madiba.

Sem comentários: