07 julho, 2008

Em nome dos que amam Lisboa (mesmo sem procuração)


Lisboa é uma cidade cheia de problemas. Não estou aqui para falar do incêndio de ontem num edifício devoluto da Av. da Liberdade em Lisboa. Existem mais 4000 nas mesmas condições em Lisboa, para não falar dos que estão em situação deveras periclitante e habitados por gente honesta que paga as suas rendas de casa por pequenas que sejam e que todos compreendemos que não chegam para fazer as obras necessárias porque a maioria dos senhorios também são gente que vive dos seus salários, herdaram os edifícios e a conservação é cara. Houve aqui há uns anos um programa de recuperação de casas feito em conjunto com a Câmara e que pelos vistos deu resultado. A casa em que a minha avó morava em Alfama sofreu obras ao abrigo desse programa e ficou como nova, embora não fosse um das piores, antes pelo contrário, mas a verdade é que ficou uma casa moderna por dentro... é claro que a minha avó morreu pouco tempo depois e a casa há-de ter sido alugada por um valor superior ao que vale na realidade, como todas as casas neste país. Mas foi menos um edifício a entrar em processo de ruína...
Mas como eu disse ao princípio, eu hoje só queria pedir ao senhor António Costa (nome bem português por sinal) que mandasse lavar as ruas da cidade de Lisboa. Aqui há poucos meses dei uma queda feia e andei cheia de dores durante quase dois meses, fora o dinheiro que gastei em consultas, exames e medicamentos. Se fosse em NY teria apresentado queixa e recebia uma indemnização valente pelos danos que me foram causados.
Hoje, ao descer a bela Rua do Alecrim em Lisboa escorreguei de novo. Só não caí porque já tenho muito cuidado. Mas quem olha para as calçadas de Lisboa em vez de olhar a paisagem, corre o risco de vomitar tal é a porcaria que se encontra no chão.
Portanto, venho hoje aqui pedir ao senhor António Costa se não pode tirar umas verbazinhas do dinheiro que às vezes é tão mal gasto para proceder à limpeza regular da cidade. Lisboa merece. Os habitantes, trabalhadores e turistas agradecem... e verá que até recomendam.
Obrigadinha e desculpe lá este incómodo, mas é que acho que da próxima vez que cair meto um processo judicial por danos à Câmara, e assim evitam-se inconvenientes para todos que eu até nem tenho muita paciência para a lentidão da nossa justiça.

1 comentário:

BF disse...

Infelizmente a autarquia está sem dinheiro para cuidar da gestão corrente da cidade como o é a higiene urbana.... :) claro que para a gestão corrente de almoços protocolares e ofertas institucionais tem de haver dinheiro.

E já agora lhe digo que não valia a penar tentar processar a CML por danos provocados em queda... muitos o fazem e acabam por esquecer que o fizeram devido ao tempo que demoram os nossos tribunais a apreciar esses casos.

vim aqui parar por acaso e gostei.

Bjs
BF