19 julho, 2008

Coisas que já não fazem parte do nosso mundo.


A notícia chega dos States... Muitos de nós dirão, só podia ser. Na verdade muitas das coisas que acontecem parece só serem possíveis nos USA. Se calhar as coisas até existem noutros países mas como não são noticiadas é como se não existissem. A comunicação social é que faz com que as coisas se tornem reais.
Estou a falar das mulheres padre que já existem nos USA e das mais quatro que estão para serem ordenadas. A excomunhão (julgo que é assim que se diz, e não como ouvi a Judite de Sousa dizer excomungação...) não as intimida e nem assusta. De facto não se entende porque é que o Vaticano insiste em ter apenas homens como sacerdotes. Excomunga mulheres que querem servir um deus em que acreditam e limita-se a pedir desculpa pelos actos dos padres pedófilos. Elas são ameaçadas de excomunhão por quererem trabalhar em algo que acreditam e que sabem com certeza fazer. Os padres pedófilos, pois, diz o Papa que o envergonham e espera que sejam submetidos à justiça dos homens. Ainda não ouvi dizer que algum deles fosse excomungado por abusar sexualmente de crianças... Extraordinário este mundo em que vivemos. E ainda ousamos criticar outras religiões. Com que moral?
O esperável é que as mulheres sejam autorizadas a dizer a missa e a dar os sacramentos tal como fazem os homens. Não o permitir é admitir que a mulher é um ser inferior, coisa que há muito tempo demonstraram não ser verdade. Quanto mais depressa o Vaticano mudar de ideias em relação a isto, melhor... para ele e para as mulheres que querem exercer uma actividade em que acreditam, sem estarem submetidas a qualquer castigo inventado por homens que se julgam capazes de substituir um ser que eles próprios consideram acima de todos.

Sem comentários: