27 maio, 2008

És um génio!

Carlos Vaz Marques entrevistou para a revista Ler, António Lobo Antunes. Na capa pode ler-se "O solitário que aprendeu a viver de outra maneira". Gostaria de saber o que se quer dizer com isto. António é um solitário e como todos os verdadeiros solitários sempre soube viver assim. O que ele nunca saberá é viver de outra maneira. Ele não precisa de viver de outra maneira. Vive para a escrita e tem um grupo muito restrito de amigos com quem se dá. Pelos vistos vão escasseando porque como O'Neill e José Cardoso Pires vão partindo. Como o homem que ele é partirá um dia. Ficará como ele mesmo diz o nome. Como ficam o nome de todos os que tiveram alguma coisa de realmente interessante a dizer.
António refere nesta entrevista uma coisa sobre a qual já escrevi neste espaço. Faz-me confusão como se pode traduzir António Lobo Antunes. Porque os seus livros são musicais e a musicalidade não é traduzível. No entanto eu sei que ele é lido mais no estrangeiro do que em Portugal. De resto, os seus livros demoram um ano a ser publicados, exactamente para haver tempo de fazer as traduções. E depois há aqueles tradutores que lhe falam imenso sobre as dúvidas que têm e os que não lhe passam cartão... a mim parece-me que Lobo Antunes não escreve um livro igual em todos os países. E é pena. É pena que ao contrário dele que se deu ao trabalho de aprender russo para ler Tolstoi, não façam o mesmo (neste caso aprenderem português) os admiradores da sua obra... para poderem ler "realmente" a obra de António Lobo Antunes.
Para finalizar. Pelos vistos não sou a única pessoa que acha o António um génio. Antes de ser operado o seu cirurgião que ele diz que ama e que é bom amar assim um homem disse-lhe "Tu és um génio não és um super homem".
É isso mesmo António. Tu és um génio!

Sem comentários: