17 maio, 2008

O Triunfo dos Porcos


Enquanto o José inaugura mais uma auto estrada eu penso que utilidade terão as autoestradas se o preço dos combustíveis continuar a subir dia sim dia não, enquanto o governo afirma que não há cartelização. Mário Lino diz que a solução não é baixar o imposto sobre os combustíveis, mas poupar. É fácil para Mário Lino cuja gasolina somos todos nós que pagamos. É fácil dizer poupem. Mas como é que alguém pode poupar o que quer que seja se a generalidade dos salário já não dá sequer para chegar ao meio do mês?. O senhor ministro gosta de brincar e a brincar a brincar.... vai dizendo todos os disparates que lhe passam pela cabeça.
O que eu gostava mesmo era de os ver a sustentar as famílias com com 2 ou mesmo 3 salários mínimos. Como vêem sou muito mais generosa que o José que acha que salários acima dos € 500 são bons salários. Tão bons que não há que dar isenção a quem tenha € 501 mensais. Passou para metade as taxas moderadoras de quem tem mais de 65 anos e provavelmente fez bem. Beneficia com certeza, ainda que minimamente uma enorme camada da população portuguesa. Todavia, é preciso não esquecer que há muita gente com mais de 65 anos com salários e pensões bem acima da média, mas pronto percebe-se, como a maior parte desta gente já faz parte do grupo dos mais iguais que outros (é um grupo interessante, porque até se pode fumar em lugares públicos sem pagar coimas, basta pedir desculpa e afirmar que se desconhece a lei). É com toda a certeza o "Triunfo dos Porcos".
A miséria espreita a cada esquina. A fome vai batendo sucessivamente a portas que se julgavam insuspeitas. A classe média acabou, deu o berro... ficam pois as autoestradas para os ricos que estão cada vez mais ricos neste país onde as coisas mais incríveis podem acontecer... como no Reino da Dinamarca.

Sem comentários: