24 abril, 2008

Será que andam por aí os anjos?


Enquanto o PSD se entretém com candidaturas que aprecem e desaparecem (afinal de contas deitei boas contas à vida quando decidi desviar-me dos caminhos da política, depois de um início bem promissor), inicio o meu dia com uma caminhada junto ao mar. Não levo a câmara fotográfica e arrependo-me. Para além do mar se encontrar completamente alterado ao contrário do tempo estival, deparo-me com um pintor em fato de banho (tipo tanga), a pintar com certeza de memória a torre de Belém com um veleiro ao fundo. Paro para apreciar e certifico-me de que dali não se vê a Torre de Belém, menos ainda com todos aqueles pormenores. O veleiro sim, está por ali um bem parecido com o que se encontra na tela. Mas o que mais me espantou foi mesmo o facto de o homem ter a tela virada de pernas para o ar... Já vi muita coisa nesta vida. Já vi um canhoto a tocar guitarra para dextros, como se fosse a coisa mais normal deste mundo (esta é apenas uma das que me ocorre agora), mas um pintor a pintar a tela ao avesso... espera lá, agora que falo nisto recordo-me de ter visto em miúda, numa festa em Luanda, um sujeito a ler o jornal de pernas para o ar. Comecei a rir e a pensar que o homem sendo analfabeto estaria a fingir interessar-se e saber ler jornais... mas a dona da casa explicou-me então que se tratava de uma doença dos olhos que fazia com que as pessoas vissem do avesso, aquilo que os ditos normais vêem pelo direito... ainda bem que arranjei uma explicação para o facto. De qualquer modo, convenhamos que é um pouco inédito ver um homem na praia a pintar de tanga, um quadro de uma coisa que não está ali à sua frente. Mas que raio de mania a minha! Para que estou a estranhar um homem assim se passo a vida a fazer coisas que toda a gente acha estranhas?
Depois vou até à praia. Um dia perfeito. O mar alterado, repleto de surfistas e eu com centenas de metros de areia limpa só para mim... que delícia.
E por aqui me fico a aguarda os novos candidatos e descandidatos que vão aparecendo naquela coisa a que chamam partido político, que dá pelo nome de PSD e tem como imagem de marca umas setinhas a apontar para o céu? Será que é por ser um partido de anjinhos?

Sem comentários: