29 março, 2008

Sem paragem para balanço.


é verdade, já deram por isso com certeza, não sou muito dada a balanços. geralmente os balanços requerem a suspensão da actividade e eu não sou dada a suspensões menos ainda a paragens. não gosto mesmo de ficar a olhar para o nada à espera que algo me caia no colo ou um cometa pouse nos meus ombros, assim muito devagarinho e mude o rumo da minha vida. acontece que o ano não se tem vindo a desenrolar da melhor maneira, tive alguns desastres, pequenas tragédias domésticas, tive que me esforçar em dobro para não ficar metida na cama, mas a verdade é que parece que o mês de Março não me correu mal. particularmente a última semana. acho que foi o gesto simples de uma velha senhora no metro que me vendo atrapalhada para pôr a mochila às costas me deu uma ajudinha que foi um gesto tão simpático, daqueles a que já nos desabituámos. acho que ele ficou espantada por ter agradecido tanto, afinal há-de ter pensado o caso não era para tanto, mas para mim foi, desde que vim de Londres o ano passado não tinha um gesto assim de uma desconhecida. outro dia um sujeito deu-me passagem para entrar no metro à frente dele, mas logo a seguir correu para apanhar um lugar sentado e quando viu que eu tinha ficado de pé quis dar-me o lugar mas a asneira estava feita, naturalmente não aceitei, mas pensei para comigo como é que é possível pensar que um sujeito é um cavalheiro num segundo e no segundo seguinte pensar que é um cavalo? é claro que não é um cavalo. afinal acabou por me oferecer o seu lugar embora tenha tido uma atitude esquisita ao dar-me passagem para depois correr à minha frente, por uma coisa tão simples quanto um lugar sentado no metro... enfim. a velha senhora teve um pequeno gesto que me sensibilizou e chego ao fim de uma semana de trabalho, satisfeita com o que ela me ofereceu, apesar da aflição da Adélia (só para a morte é que não há remédio, minha linda) e da Ercília que hoje apareceu no emprego debulhada em lágrimas quando devia estar a gozar um merecido fim de semana, ainda por cima por uma coisa que não fez... mas ainda que tivesse feito, acontece a qualquer um Ercília. vê se curtes a tua família e o teu gato e deixa de choradeiras mulher. logo tu que és tão bonita, hás-de ficar cheia de pés de galinha em dois tempos se continuas a chorar desabaladamente por coisas que não merecem a importância que lhes dás. tudo na vida é relativo. não dramatizemos. vais ver que um dia destes alguém desconhecido terá para contigo o gesto que te porá na cara esse sorriso que a todos encanta.
e agora, bom fim de semana, também para mim...

Sem comentários: