20 março, 2008

Já não há almas gémeas



Não pensei no assunto durante os 18 anos em que estivemos juntos. Era normal, não me interroguei, se bem que às vezes me cansava de fazer os programas de que não gostava e da indisponibilidade do meu companheiro para fazer aqueles de que eu gostava. Durante 18 anos vi filmes de acção que me cansavam e deixei de ver peças de teatro que queria ver mas via teatro de revista de que não gostava. Porque ele gostava.
Quanto aos livros, nunca consegui convencê-lo a ler algo de que eu gostasse embora eu tivesse cedido a ler o que ele lia. Uma vez apenas é certo, porque para mim era literatura absolutamente intragável. O que eu chamo de cordel. Mas ele nem se deu nunca ao trabalho de tentar ler o que quer que fosse que me entusiasmasse. Na maior parte das vezes porque os parágrafos eram demasiado longos, não havia diálogos, etc., etc. Mesmo que os diálogos estivessem lá só que escritos sem parágrafo e sem travessão. Nem começava. Devolvia-me logo o respectivo dizendo que não gostava. Nem se dava ao trabalho de ler o primeiro parágrafo. Eu pelo meu lado antes de rejeitar qualquer autor que ele me propusesse, lia o livro inteiro.
Durante 18 anos os amigos dele eram os meus amigos porque eram bons. Os meus (tirando uma excepção, porque lhe convinha), eram uns chatos dados a intelectuais. Nem valia a pena conhecer.
E passados estes anos todos percebo que durante 18 anos aguentei tudo porque estava apaixonada. Quando a paixão acabou, deixei de tolerar fosse o que fosse do que não gostava. Comecei a dizer não, ao que não me agradava, tal como ele tinha feito durante todo aquele tempo.
Ao fim de 18 anos compreendi que tinha vivido uma paixão mas não tinha tido um companheiro com quem partilhar as coisas que gostava de fazer e as pessoas que amava.
Hoje sei que é muito mais difícil encontrar um companheiro do que uma paixão. Essas dão com força mas passam depressa. Encontrar a alma gémea é que se torna uma tarefa praticamente impossível. Cada vez mais as mulheres percebem isto e como já não estão dependentes dos homens para coisa nenhuma facilmente lhes dão o chuto... é que ele podem enganar nas primeiras semanas, fingindo gostar das mesmas coisas que gostamos para nos seduzir, encantar... mas se não conseguirem despertar a paixão rapidamente nos apercebemos de que eles não são nada daquilo que nós desejamos. E de cavalheiros transformam-se rapidamente em 4x4.
E o contrário é também verdadeiro, claro.

Sem comentários: