06 fevereiro, 2008

"Sinfonia em Branco"


"Sinfonia em Branco" da brasileira Adriana Lisboa é um dos livros que últimamente tenho lido com vontade de não largar. Estou chegando ao fim (o gerúndio é só mesmo porque eu gosto do tempo verbal). É um belo romance que vou ter pena de ver chegar ao fim mas como tudo na vida tem um fim, os livros também acabam. É calro que podemos sempre reler aqueles de que mais gostamos. Creio que daqui a uns tempos vou ter vontade de reler este livro.
Não falo aqui de livros, senão daqueles que realmente me tocam mais profundamente, porque se assim não fosse, restaria muito pouca coisa de que falar pois, como já aqui tenho dito, leio muito. Mesmo quando um livro não me prende eu tento ler até ao fim, tento perceber onde o autor quer chegar. Já me aconteceu acabar um livro e ficar com a sensação de que o autor se limitou a debitar uma série de patacoadas sem interesse e querendo fazer-se passar por filósofo... e lá vou eu por outros caminhos...
Voltando à Sinfonia em Branco, o romance fez-me lembrar as alturas da minha vida em que senti que tinha pura e simplesmente quebrado, que me tinha feito em cacos e que não seria capaz de os colar, jamais... é claro que eu não sou a única e infelizmente a maior parte de nós passa por estas crises... e lá vamos dando a volta conforme podemos... ou não damos pura e simplesmente e cortamos os pulsos ou pensamos nisso ou tomamos veneno ou pensamos nisso, ou pura e simplesmente dizemos vou continuar, mesmo quebrada eu vou continuar porque sei que sou capaz.
Este tem sido o meu lema. Muita coisa dentro de mim se quebrou ao longo dos meus 50 anos. Algumas eu consegui colar com muita paciência e habilidade... outras não foi possível de tal maneira estavam estilhaçadas... Mas eu continuo porque sei que sou capaz.
Se puderem leiam "Sinfonia em Branco". Só porque vale a pena.

Sem comentários: