As autoridades de saúde madrilenas aconselham a população a não correr nas ruas, devido aos altos níveis de poluição últimamente registados na capital espanhola. Há quem diga que sofre de problemas respiratórios e não sente o efeito da poluição. Acredito. Eu, quando fumava não me cansava mais a subir esacadas do que me canso hoje. Faço o mesmo exercício físico que fazia antes. Creio que é uma questão de hábito. Quem se acostuma a respirar um ar poluido não lhe faz qualquer diferença.
Já noutras circunstâncias porém, eu que estou habituada a correr a cidade de Lisboa por baixo, quando ando cá por cima sinto-me intoxicada com o monoxódo de carbono produzido pelos carros.
De qualquer modo, devo já por dizer que conheço mal Madrid e daquilo que conheço não vejo nenhum espaço onde me apetecesse andar a pé, ao contrário de Barcelona ou de Lisboa que são cidades com mar e rio quase mar e com espaços bonitos para percorrer a pé. Mesmo Milão tem um belo espaço para caminhar dentro do parque do castelo e de Londres então nem se fala com número elevadíssimo de parques que servem de pulmões à maior metrópole europeia.
Como não vivo em Lisboa caminho nos passeios da linha de Cascais. Já faltou mais para termos ligação directa por passeio à beira mar de Cascais a Lisboa.
É claro que prefiro os passeios onde não avisto automóveis... de vez em quando um comboio e pronto... respiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário