20 fevereiro, 2008

O que festejam...


Em Miamai alguns cubanos fazem a festa porque Fidel renunciou. Não percebo porque festejam. Quer se goste ou não de Fidel, a verdade é que nada mudou em Cuba. Trocou-se um Castro por outro Castro. Só que este muito menos brilhante, sem o carisma do irmão... naõ estou aqui a fazer a apologia de Cuba. Como muitos outros países tem coisas boas e coisas más. Mas não tenho quaisquer dúvidas que, se Cuba não se desenvolveu como qualquer outro país ocidental, isso se deveu apenas ao facto de Fidel se ter recusado sempre a curvar a espinha diante dos USA. Chamem-me comunista, chamem... o que quiserem. Muita gente se ofende quandio eu digo que certos países são perfeitamente ingovernáveis sem ditaduras. Não me parece que tenha sido este o caso de Cuba. Fidel tornou-se sem dúvida de guerrilheiro em ditador. De acordo. Mas se as circunstancias fossem outras não poderia ter sido diferente.?
Não adianta pôrmo-nos agora a especular o que poderia ter sido diferente. Mas Fidel tem os seus apoiantes. Há quem o ame e quem o odeie. Como a qualquer líder carismático. Por mim sempre me fico pela sua figura de guerrilheiro... talvez seja esta minha tendencia de ver mais o que há de bom em cada um e o tempo apaga-me da memória o que não inrteressa...
O que eu não entendo é o que aqueles tipos em Miami festejam...

Sem comentários: