13 fevereiro, 2008

De que serve pedir perdão?


Acabo de ouvir o PM australiano pedir perdão ao "índigenas" leia-se aborígenes. Por os ter separadao das famílias, por ter conseguido enfim pôr em risco de extinção um povo. A Austrália foi colonizada pelos senhores ingleses como dizia o meu avô que andou a guerrear contra eles e que não os suportava. Por isso não admira que tenham decidido transformar aquela cambada de índigenas ignorantes em gente que falasse o inglês e aprendesse a ler e a escrever e a ter uma educação que llhes permitisse tomar "tea" às horas devidas.
Porque para os senhores australianos a sabedoroa dos indígenas não existia. A cultura aborígene não existia e às tantas deixaram ficar à volta de 400.000 para serem exibidos aos turistas de visita ao país, na época em que é mais perigoso frequentar as praias por causa dos tubarões...
Pensando bem os senhores australianos hão-de ter aprendido alguma coisa com os senhores tubarões.
Agora pedem perdão e eu pergunto: para quê?. Só se for para fazer bonito perante a comunidade internacional, porque no fundo continuam a estar-se nas tintas para os aborígenes. Que ainda por cima são escuros e baixos e não altos e louros como eles... Será que o povo aborígene está disposto a perdoar? Eu no lugar deles não perdoava coisa nenhuma. É por isso que eu não peço perdão. Porque o perdão só serve a quem o pede. É uma hipocrisia. É como dar esmola a um pobre depois de se ter pontapeado um cão: para ficar de bem com a sua consciência.

Sem comentários: