26 fevereiro, 2008

Como Alvin Toffler


Alvin Toffler tem acertado em quase todas as previsões futuristas que vem fazendo. Considerado um dos maiores pensadores do século XX, quase a chegar aos 80 anos vem dizer agora que as escolas são apenas fábricas, onde às crianças não são ensinados os conteúdos que lhes virão a fazer falta no futuro.
O mundo tem vindo a mudar de uma forma vertiginosa. Os velhos de hoje já não não são os sábios que eram no tempo da minha avó. Hoje não podem competir com uma criança de 10 anos. E isso faz toda a diferença. As crianças já não crescem aprendendo com os avós ou mesmo com os pais. Uns estão demasiado velhos e confusos para tomarem conta deles e lhes ensinarem alguma coisa e os outros não têm tempo para estar com os filhos e o pouco que lhes resta aproveitam-no muitas vezes para eles próprios aprenderem um pouco mais. Eu confesso que faço os possíveis para não ficar muito atrás do meu neto de 11 anos na corrida ao conhecimento.
Felizmente sinto-me mais ultrapassada por ele nos desportos radicais do que no conhecimento,. Mas ele não é uma criança do século XXI. Prefere andar de skate ou de bicicleta, jogar futebol ou qualquer outra coisa que implique estar fora de casa que passar horas frente a um televisor ou a um computador. Felizmente.
O mundo está a mudar vertiginosamente. Os avós já não vivem até à morte com os filhos. Quando se encontram incapazes de dar conta de si, metem-nos em "lares" ou "casas de repouso"... sejamos mais concretos e admitamos que os metem em asilos que cheiram mal, a urina e desinfectante e aqueles que não cheiram cobram rendas tão ou mais elevadas que hotéis de *****.
É por isso que eu não quero chegar a esse ponto. Não quero ficar por cá até estar completamente gasta e inútil... prefiro partir mais cedo que mais tarde. Enquanto me sinto útil e com forças para trabalhar e aprender todos os dias... ou simplesmente relembrar verdades tão simples com aquela que nos ensina que quanto mais alto se sobe maior é a queda! Estar por cá enquanto a minha cabecinha entender o que dizem os homens sábios como Alvin.

Sem comentários: