28 fevereiro, 2008

Coisas de família...


Tenho passado muito, do pouco tempo livre que tenho, a tratar fotos antigas. Fotos de família. Fotos de avós que nem conheci e que quando pergunto à minha mãe "quem é? ela fica escandalizada. Mas a verdade é que à conta das perguntas tenho obtido algumas estórias que nem sonhava. Fui criada praticamente só com os meus pais e irmãos. Durante algum tempo tive por perto uma tia avó e depois uma avó. Mas foi por muito pouco tempo. Não cresci rodeada de tios (também não tinha assim tantos e agora ainda tenho menos), nem por primos... Não conheço muito da minha família e o pouco que conheço deve-se às férias que passava em Portugal.
Mas ontem estive a tratar a foto de uma velha senhora, muito bonita. Quando perguntei à minha mãe quem era, explicou-me que era a avó do meu pai. Que tinha levado uma vida muito dura, junto de um marido que trabalhava meses a fio para obter dinheiro que gastava em bebida nos meses seguintes, enquanto tivesse para tanto. Dizem que era muito difícil de aturar quando bebia um copito a mais. Para além disso, esta minha bisavó criou uma neta que deve ter sido a criança mais levada da breca da família... e continuou assim pela vida fora, demonstrando uma inteligência rara que toda a vida usou para ludibriar as autoridades de todos os países por onde passou. Chegou a estar proibida de entrar nos USA mas nem por isso deixava de passar a fronteira do Canadá para entrar nos USA e visitar o pai em Nova York, sempre que lhe apetecia...
Hoje tive, (não há coincidências, atenção) notícias dessa prima de quem não havia notícias há quase 6 anos. Gostava de a rever. Gostava muito mesmo de ver na mulher em que te tornaste Maria Luísa.

Sem comentários: