26 dezembro, 2007

Respirar Lisboa


Lisboa volta a ser minha. Há uns dias um amigo dizia-me que não tinha raízes em Portugal. Como eu, viveu fora muitos anos (ele diz que durante mais tempo, não sei), sei que amo Lisboa, sei que amo outras cidades europeias, mas digo sempre que a mias bonita é Lisboa. Não é fácil viver em Lisboa... uma cidade que sinto demasiado pequena para a largueza de espaço com que fui criada, mas de qualquer modo, uma cidade bonita, com um rio bonito, com sete colinas que lhe dão o ar de campo de combate, com antigos bairros como Alfama e o Bairro Alto com um encanto muito especial, com sítios lindos para morar como o Alto de Santa Catarina ou o Alto de Santo Amaro.
Infelizmente os lisboetas conhecem pouco de Lisboa. A malta mais nova só conhece mesmo o caminho de casa (na periferia) para o emprego em Lisboa e volta... e é pena, porque Lisboa é mesmo uma cidade que vale a pena, e que há-de morrer um dia destes se ninguém tiver uma ideia brilhante para tornar Lisboa uma cidade viva como por exemplo Barcelona, que mal comparada também tem um bairro gótico fantástico e umas ramblas animadíssimas, para já não falar na oferta cultural da cidade para a qual é claro, e nisto acho que todos concordamos, Gaudi contribuiu grandemente cem dezenas de obras, desde a catedral a pequenos apartamentos...
Isto tudo só porque Lisboa hoje foi mais minha. As férias de muitos e a tolerância de ponto de outros tantos, desertificou a cidade... até se respirava melhor, carago...

Sem comentários: