25 dezembro, 2007

O que diz o Papa.


O meu natal é pagão, uma vez que sou agnóstica e o meu deus se chama humanidade... com todos os seus defeitos e virtudes eu continuo a crer na humanidade.
Ouvi o Papa (ainda não percebi porque lhe chamam tantas vezes "santo padre") dizer qualquer coisa como o Natal está a ser subvertido por ateístas. Creio que para o Papa eu seja ateia. Não sou uma vez que creio em algo, ainda que esse algo ou alguém não seja um deus. Mas sou ateia sim, no sentido de não comemorar o natal com o sentido com que foi inventado, isto é o festejar o nascimento de um homem a que os pais chamaram Jesus mas que todos sabemos que não nasceu a 25 de Dezembro. A igreja (não importa se católica se outra qualquer) convencionou que este dia era o de nascimento de Jesus. É claro que Jesus existiu, nunca pus isso em causa, mas claro que não acredito que fosse filho de um qualquer deus, uma vez que não acredito em deus conforme convencionado pelas igrejas, todas e quaisquer igrejas...
Mas nada disto tem verdadeira importância. É claro que não importam a ninguém as minhas convicções... o que me chateia é ver um fulano tão vaidoso como este Papa, vir falar do que não se faz pelos pobres... um homem que se dá ao luxo de ter um costureiro por conta própria, vem falar de dar aos pobres... o quê? Missas? Não me parece que os pobres sejam capazes de participar de uma missa quando estão cheios de fome e frio, quando sabem que não têm um lar para onde se dirigir quando a missa acabar... e no entanto, parece que ninguém se lembra de deixar as igrejas abertas para proteger os sem abrigo... temem o vandalismo, o roubo? Pois contratem seguranças é uma ajuda que dão a um país com mais de 7% de desempregados... mas é claro que falo nisto não só para Portugal mas para todo o mundo... que raio de conversa é esta de "pobrezinhos", vinda de um homem que vive com fausto?
Sabem que mais? Gosto do natal. Do meu natal. Sobretudo porque posso dar lembranças a quem amo, e dizer que me lembro deles todos os dias e que os terei sempre no meu coração... gosto do meu natal pagão, passado em família... agora o que diz o Papa... não se escreve... ou melhor: não escrevo!

Sem comentários: