15 dezembro, 2007

E esta hein?


Manuel de Oliveira fez no passado dia onze, 99 anos e continua a trabalhar. Óscar Niemeyer faz hoje 100 anos e continua a trabalhar. Ambos completamente lúcidos com discursos coerentes, pergunto-me quantas pessoas terão a capacidade de chegar a esta idade desta maneira tão bonita... é que eu tenho 50 anos e como dizia a minha bisavó já vou ficando um pouco desapercebida... é claro que há sempre umas ajudas que a gente pode procurar para melhorar o desempenho, mas estes dois homens são duas lições de vida, tal como foi Fernando Pessa que não fosse o azar de ter caído, se calhar ainda por cá andava, mas como dizia o meu pai, a nossa hora está marcada quando a gente nasce e não há nada a fazer... só vamos quando temos o dia marcado... tomara que estes dois homens ainda durem muitos anos... para podermos ter lições como esta que Niemeyer nos dá quando diz uma coisa que todos nós sabemos mas que tentamos ignorar: a vida não é fácil, é preciso tomar posição, é preciso ter convicções e segui-las até ao fim do mundo... a vida não é fácil, o mundo das amizades e da família é muitas vezes o mais difícil pelas decepções que nos acarreta todos os dias....
O que te desejo hoje Niemeyer (há pouco tempo assisti a uma entrevista feita a este fabuloso arquitecto pela também fabulosa Ana Sousa Dias, é que a vida te permita concluir os 10 projectos em que ainda estás empenhado, para que se juntem às 600 obras com que já nos brindaste.
E esta hein?

Sem comentários: