22 novembro, 2007

lá que as há... há.

éramos um grupo de amigos na adolescência com pouca coisa com que se entreterem Lá íamos à costa da Caparica onde acampávamos fosse Verão ou Inverno, mas tirando isso no tempo que nos restava entre estudos e trabalho não havia muito que fazer. Decorria a segunda guerra mundial e apesar da animação de estrangeiros na cidade queríamos divertir-nos e não havia dinheiro porque o que ganhávamos era para ajudar em casa que o tempo era de escassez, de racionamento...
e foi assim que um dia o Jorge nos disse que a mãe lhe tinha dito que a guerra estava a acabar e que os alemães a iam perder... nenhum de nós acreditava muito nestes vatícinios de uma mulher que do alfabeto só sabia assinar o nome. mas o Jorge garantia que a mãe lhe contara que alguns espíritos lhe tinham assegurado isso mesmo.
foi assim que descobrimos que a mãe do Jorge fazia, na sua casa de Alcântara, sessões de pé de galo. um de nós, não me lembro quem, lembrou-se de que podíamos gastar algum do tempo que nos sobrava assistindo a uma das sessões da mãe do Jorge.
combinado o dia e a hora, lá fomos todos para Alcântara à casa do Jorge que ficava numa cave escura com uma série de degraus.
quando chegámos já a sessão estava iniciada e a mesa pé de galo ia respondendo às perguntas dos dos clientes da mãe do Jorge.
assim que um de nós soltou uma gargalhada pela interpretação dada às respostas da mesa pé de galo, ela começou a mover-se de encontro a nós e só parou depois de ter trepado todos os degraus atrás de nós que só parámos a 200 metros da casa do Jorge, completamente apavorados e sem nenhuma vontade de rir...
foi assim que descobrimos que não acreditávamos em bruxas... mas que as há... lá isso há!

Sem comentários: