24 novembro, 2007

estás a brincar comigo, não estás?


conversando com o meu neto mais velho veio à baila a programação das televisões e com isso a série "conta-me como foi", que eu tenho o hábito de ver e que considero que está muito bem feita e apanha bem o retrato do Portugal pré 25 de Abril... não sei até que época a série irá tirar o retrato mas o que tenho visto até agora, embora não tenha muito a ver com a realidade da minha infância uma vez que não cresci em Portugal, ou melhor, cresci em Portugal sim senhor, uma vez que Angola era uma província (a maior) de Portugal... pois para o Pedro a série é para rir. claro. o Pedro tem 10 anos por enquanto e as crianças da sua geração não percebem muito bem que os bisavós não tinham televisão porque não havia televisão, que os avós durante muitos anos viram televisão e cinema a preto e branco, que muitas das casas de Lisboa nem casa de banho tinham, quanto mais um aquecimento decente... para o meu neto não é normal que eu só tenha começado a ter contacto com o computador alguns anos antes dele nascer (e quando comecei, a maior parte das pessoas achava que isto era um bicho de sete cabeças e que só uma louca como eu podia achar que era uma ferramenta de trabalho)
falando nisso, há nove anos aquando de uma mudança de emprego, as minhas colegas achavam que fazer ofícios em PC era uma coisa complicadíssima que só atrasava o trabalho. mudar as mentalidades não foi fácil, mas hoje estamos todos de acordo quanto à imprescindibilidade desta máquina como ferramenta de trabalho...
se o meu neto ler isto (acho que não lê, pertence a geração resumo e mais de 5 linhas já é demais para ler) dirá, avó estás a brincar comigo não estás?

Sem comentários: