21 setembro, 2007

Uma santa é o que é!

Eu percebo que o senhor Bartolomeu esteja farto de me ouvir mas é que a D. Eduarda é realmente uma pessoa com muita paciência que nunca se zanga comigo. É o que me tem valido é a paciência e os ouvidos dela. Sempre pronta a dar-me aqui um espaço para eu falar de mim, para desabafar e para que pessoas como a D. Lenor e o senhor Bartolomeu digam o que lhes vem à cabeça sem fazerem grande caso da desgraça em que se tornou a minha vida.
Há um senhor que já se prontificou para escrever a minha vida em verso, um senhor não sei quê Palma que parece que gosta como a D. Eduarda de ouvir as pessoas mais infelizes como eu. Desculpe lá o senhor Bartolomeu, mas realmente se não fossem as pessoas como estas para nos darem um pouco de atenção a nossa vida seria ainda mais triste...
Mas é que hoje eu não vou maçar os senhores com mais estórias. É só para os prevenir que aquele homem que foi meu me disse que vinha aqui contar a estória como ela é de verdade. E como eu sei muito bem a lábia que ele tem, tenho medo que a D. Eduarda com a mania que ela tem das democracias o deixe aqui contar as mentiras do costume com que costuma enganar as pessoas, sobretudo as mulheres...
E aqui só para o sossegar senhor Bartolomeu, a gaja que me levou o marido, deixou o marido dela e o bebé... o senhor é um pouco desatento àquilo que eu digo, e eu não quero que se ponha a inventar, a pôr na minha boca coisas que eu não disse. O que o senhor não sabe, nem devia ficar a saber por ter esse mau feitio assim, é que ela também deixou o que foi meu marido... uma desmiolada é o que ela deve ser... e já agora senhor Bartolomeu eu nunca disse que ela tinha 20 anos pois não? Eu só disse que ela tinha metade da idade do meu marido... mas não disse que idade tem ele... nem vou dizer. Ele que conte se quiser. Deve ser a única verdade a sair daquela boca se a D. Eduarda o deixar vir para aqui contar coisas.
Parece que o senhor está contra os bons costumes e a moral... sim. Isso é o que parece. E a mim só me admira que a D. Eduarda o deixe falar assim desse modo aqui em casa dela. É só porque ela é mesmo uma santa é o que é!

1 comentário:

lenor disse...

Já estou como o Bartolomeu: pago para ver (5 euros) aquele homem vir para aqui contar as histórias como elas são de verdade. Que as histórias da D. Eduarda parecem letras de fado. Até quase se ouve a música.
O Bartolomeu é que é santo, tão santo que até tem vergonha, e depois diz estas coisas todas só para não parecer, para disfarçar. Não é, Meuzinho?
A D. Eduarda não casque no menino que ele é meu protegido senão tem que se haver sozinha comigo. E uma conversa a três é muito melhor.
(Vá, estou a brincar, beijo.)