19 julho, 2007

Gente de cor... duvidosa!

Sou capaz de tudo para não falar de Condoleeza Rice. Irrita-me o tratamento que este mulher de cor duvidosa, tem por parte dos políticos de todo o mundo. Irrita-me que Bush, outro homem de cor mais do que duvidosa, tendo sido eleito presidente dos USA pense que é o dono do mundo. Mas ainda me irrita mais pensar que se ele se arroga esse estatuto é porque os presidentes dos países europeus lho atribuem. Irrita-me muito ouvir, ver e falar de gente de cor duvidosa... Irrita-me tanto que prefiro voltar para a minha praia.
Que por enquanto ainda está sossegadinha.
Acontece que ontem duas raparigas acharam que não tinham espaço suficiente para estender as toalhas e resolveram estendê-las mesmo ao pé de mim... eu sei que sou gira e coisa e tal, mas que diabo!, com tanto espaço tenho que estar a ouvir as confidências das outras criaturas deste mundo?
Lembrei-me então da última viagem que fiz no pino do Verão para fora de Portugal (e jurei para nunca mais). Indo para Salou, desembarquei em Barcelona onde aluguei um Corsa para as minhas férias. Em boa hora fiz as contas ao preço do "transfer" e ao preço da carripana alugada. Porque se não fosse o carrito acho que tinha dado em doida.
Eu não gosto de multidões. Detesto. Mas decidi um dia verificar como era a praia em Salou. Cheguei bem cedo como é meu hábito e devo dizer que se estava mesmo bem. O areal limpo, a água convidativa a grandes provas de natação... só que por volta das 10 da manhã, a praia estava cheia. Tão cheia que as pessoas conforme iam chegando iam dobrando ao meio as toalhas dos que lá estavam (no mar) e poisavam as suas também dobradas.
Decidi então levantar acampamento, porque mau grado a minha timidez, não sei do que seria capaz se chegando do mar visse que as minhas coisas tinham sido mexidas por estranhos...
Pronto. Já sei que não sei o que é partilhar... mas é que para mim tudo tem limites. E aquilo ultrapassava todos os meus limites.
Tal como as pessoas de cor de quem falo no início deste texto.

1 comentário:

Bartolomeu disse...

Hummm
Devo então concluir, Maria Eduarda, que não és racista, tão pouco Xenófuba, mas sim Colorfoba e anti-megalomânica.
Em relação ao colorido das epidermes, não sinto qualquer influência das mesmas na minha opinião crítica acerca das atitudes dos seus possuidores.
Acerca ca megalomania americana, personalizada pelo sr. busha, extendida aos seus carrascos privativos... nisso aí minha amiga, cito o outro "não habia nexexidade...ezz...ezz.
Mas... está a ganhar dimensão uma nova consciência mundial, que, estou certo irá abafar estas ambiguidades sociais.
Estou certo, estou certo.