31 julho, 2007

Afinal sou como as rosas...

Os portugueses são de extremos. Se há algum acontecimento querem ser os primeiros a chegar, a ver, a contar... Se é para cumprir as suas obrigações preferem ser os últimos...
Ele há gostos para tudo. E ainda bem, porque se isto fosse tudo tão britânico quanto eu, às tantas perdia a piada. Tornava-mo-nos uma espécie de Holanda, certinha, organizada e consciente... E eu cá acho graça aos meus compatriotas.
Um sujeito esteve 30 (sim 30!) horas à espera que abrisse uma loja em Matosinhos. Mas conseguiu ser o primeiro! Pode ser que nunca consiga ser o primeiro em mais nada nesta vida, mas este primeiro lugar ninguém lho tira! Devia haver uma condecoração para este tipo de pessoas. Os primeiros nas inaugurações. Sejam elas túneis, ou exposições Berardo em Lisboa ou lojas em Matosinhos. Deviam ser condecorados mesmo no 10 de Junho. Ou noutra data qualquer especial a escolher pelo PM e pelo PR de pleno acordo, sem que nenhum queira chegar primeiro que o outro. Eu cá até nem me importo que uma parte dos meus impostos vá para uma iniciativa como esta. Porque estas pessoas merecem o reconhecimento de toda uma cidade, de todo um país, pois claro!...
Agora quanto às obrigações pois... aí assim de repente não me vem à ideia que recompensa se pode dar a alguém que interrompeu as férias para comprar o "selo do carro"... mas deve haver alguma coisa, deixa cá ver. Já sei Maria Eduarda... proponho uma estadia de 7 dias numa unidade hoteleira (estou cá com um vocabulário hoje, isto são as férias a fazer efeito) de 5 estrelas. De preferência no Allgarve... mas se a pessoa não gostar do Allgarve em qualquer sítio que escolha em Portugal. Tem é que ter 5 estrelas que menos que isso não é digno de alguém que se dá ao trabalho de interromper as férias para pagar o selinho...
Pois José, tu bem inventaste o simplex mas a malta gosta mesmo é do comlpix! Aqui para nós que ninguém nos ouve (que eu não gosto de ficar mal no retrato), eu comprei o selo aqui, sem sair de casa, como tu pediste, pela NET.
Só para veres que afinal eu sou como as rosas para ti e não tenho apenas espinhos!

1 comentário:

Bartolomeu disse...

E na reportagem que o canal 1 apresentou, vê-se um "caramelo" que enfadado refere, que eram 4 da tarde e ainda tinha 200 pessoas à frente. Nessa altura a mecinha entrevistadora pergunta-lhe - Então porque deixou para a ultima hora? O sujeito esboça um sorriso meio atrapalhadex assim ao jeito... já me... lixaste, isso mesmo e reponde meio atabalhoado... são os portugueses, é assim. Lembrou-me logo aqueles putos xoninhas que na primária quando faziam alguma e o professor aparecia, diziam imediatamente - Não fui eu, foi aquele menino.
Ficou-nos esse lusitano estígma, choramingamos por tudo e por nada e passamos sempre a bata-quente ao outro... e ele que se amanhe.