21 junho, 2007

Barquinhos de papel.

É verão. Diz o calendário. Como o Jorge Palma também não nego. O rio-mar está de um verde quase quase azul. Está de um azul quase quase verde. E eu penso, que peso têm as distancias? Quanto mede um kilómetro. Serão mil metros, ou um segundo? É que aqui da minha janela vejo o Cabo Espichel à frente do meu nariz. E penso que a linha que se desenha à minha frente é demasiado nítida para medir mais do que um segundo ou do que uma eternidade. Porque o verão chegou. Pelo menos no que diz respeito ao solstício.
E porque eu não ligo nenhuma ao calendário mas faz-me falta um calor de verão. Um calor a sério, como deve ser, não esta coisa dos 20 e pico graus que mais parece uma primavera anunciada. Mal anunciada, claro.
Se me condenarem à morte e perguntarem qual o meu último desejo, direi que quero morrer de calor. Não na cadeira eléctrica, com o calor da alta voltagem mas de calor num país tropical ou próximo disso. Qualquer coisa que se situe bem perto do equador. Quem sabe em cima da linha do equador.
Seguiria pois a linha e daria a volta à terra. Falo do planeta pois claro. Quanto tempo demora percorrer a linha do equador? Um segundo ou a eternidade? E se for a eternidade? Mais vale passar o resto da vida andando sobre a linha do equador do que tentando sobreviver inverno após inverno num país que não sabe quem é e não sabe para onde vai. Por mais que o José insista que sabe. Só se ele se esqueceu de nos contar. Ou eu estava distraída a fazer barquinhos de papel e passou-me...

1 comentário:

Bartolomeu disse...

Morei em Paço d'Arcos, da minha janela tambem se avistava o cabo Espichel, sem entraves. Mas, curioso, por vezes o ar Encontrava-se mais limpo e o cabo ganhava uma dimensão diferente e uma nitidez, que me dava a sensação de estar mais perto. Nessas alturas, conseguia ver com nitidez o mosteiro e a capelinha a Nossa Senhora do Cabo. A Nossa Senhora que protege os pescadores de Sesimbra e em honra de quem eles dedicam uma comemoração, com procissão naval. Festejos bonitos, dos quais não recordo a data, mas creio que é por Julho ou Agosto.