21 maio, 2007

Uma questão de transparência.

Enquanto começo esta crónica que não passa de uma grande lamentação por ter que tomar uma decisão que sei não vai agradar a toda a gente, nomeadamente àqueles que por aqui passam e vão deixando os seus comentários como anónimos. Acabo de publicar mais um comentário de "made" que é leitora assídua e também comentadora das crónicas do Eduardo Aleixo de quem sei que é também amiga e por isso me custa dizer aqui que vou accionar hoje a única arma que tenho contra os anónimos que não devem postar como tal, uma vez que por uma questão ética vamos tentar pôr tudo em pratos limpos.
Os colaboradores deste blog dão o nome e a cara. Não têm nada a esconder. Por isso decidi que os comentadores devem também comentar de um modo que não seja anónimo. É uma questão de transparência. É claro que eu sei perfeitamente quem é cada um dos anónimos que por aqui passam. Por isso tomo esta atitude. Na realidade as pessoas que não conheço e que aqui comentam mostram no mínimo o seu nickname. Por isso acho que não será pedir demais a todos que deixem de comentar como anónimos. Há outras formas de o fazerem, certamente com mais transparência.
É claro que tenho noção que algumas pessoas deixarão mesmo de comentar e outras deixarão até eventualmente de frequentar este espaço. Lamento. É claro que por uns pagam os outros. Mas não posso permitir que num espaço que quis de liberdade e transparência se instalem atitudes que não me parecem correctas e éticas para com todos os que por aqui passam. Pretendo que este espaço continue a ser um espaço de encontro e amizade.
E a amizade não permite ambiguidades.
Esta é uma decisão unilateral. Minha. Tomou-me alguns dias de reflexão. Esperei que os factos que me levam a tomá-la não se voltassem a repetir. Infelizmente repetiram. Por isso a partir de agora façam o favor de usar as mesmas armas. Para que este espaço continue a ser um espaço de verdadeira liberdade. E ética. Obrigada a todos.

2 comentários:

Unknown disse...

Tanta ética!
Não é por certo a da amizade!
Em nome da Amizade que devo aos meus amogos... já respondi a esta lamentável prosa por email.

Eduardo Manuel Nascimento Aleixo

Unknown disse...

Onde se lê " amogos ", leia-se " amigos ".