25 maio, 2007

Da melhor maneira possível.

Estas foram as palavras que escrevi aqui há precisamente um ano:

"O Rui Pedro é uma das muitas crianças que se fez homem, longe dos pais. Será que foi feito tudo o que era possível para o encontrar? Será que para além dos pais, alguém mais terá a coragem e teimosia necessárias para descobrir o que aconteceu com este menino e com todos os outros que tiveram o mesmo destino?Poderemos fazer muito pouco por estas crianças... Mas convém pelo menos não esquecer. E criar uma onde de solidariedade em torno delas e das famílias destroçadas.Que saibam pelo menos que a sua dor não é ignorada!"
Hoje direi apenas que para além da Madeleine McCann desaparecem diariamente dezenas de crianças em todo o planeta. África é um continente tristemente vencedor neste "ranking" mundial. Em Moçambique desaparecem crianças todos os dias. Fala-se de venda de órgãos... mas há também os casos de feitiçaria que estão ligados a estas actividades.
Infelizmente ninguém fala das crianças africanas. Num continente aonde a vida humana tem ainda muito pouco valor, ninguém "perde tempo" à procura de crianças. Ninguém se preocupa em punir os miseráveis que com elas negociam. Ninguém se incomoda com os meninos africanos. Porque não são lindos e louros? Não creio. Quero acreditar que seja apenas porque ninguém lhes dá voz.
A voz que a família McCann conseguiu que se desse à Madeleine. Mas uma voz que se vai sumindo de dia para dia, apesar dos esforços para manter viva a chama. É evidente que todos os dias o assunto perde interesse, mau grado os esforços dos pais que vão criando situações para manter vivo o interesse da comunicação social e do mundo em geral. Na verdade conseguiram muito mais que os pais do Rui Pedro. Por ele não me lembro de ter havido missas, nem velas acesas, nem apelos internacionais. Por ele o que se ouviu, o que se ouve hoje e sempre, é a voz de Filomena, a mãe. Ainda hoje se ouve. Batalhadora. Uma não desistente.
Como ela, eu ainda espero que estas e todas as crianças sequestradas, raptadas, desaparecidas, sejam encontradas. Da melhor maneira possível...

Sem comentários: