21 abril, 2007

No país mais livre do mundo.

O que leva um jovem de 23 anos a matar mais de trinta colegas de faculdade? Como é possível que um país como os USA que já viram este filem vezes demais, continuem a ter leis permissivas na questão da compra e venda de armas? Porque é que qualquer pessoa pode ter uma ou várias armas nos USA?
Uma arma é sempre algo de muito perigoso. Há ano e meio uma pessoa praticamente da família foi alvejada bem como a mulher, por um vizinho. A estória passou-se numa aldeia no concelho de Torres Novas, logo por azar no dia do meu aniversário. O homem acabou por falecer passados dois dias no Hospital de S. Francisco Xavier em Lisboa, para onde foi transportado de helicóptero. A mulher não sofreu grandes danos, uma vez que a bala a apanhou de "raspão" num braço, sem causar grandes estragos. O que lhe estragou o que lhe resta de vida, foi o modo brutal como viu o marido ser assassinado por um vizinho que, à conta de ser caçador, tinha várias armas em casa, com as respectivas licenças de uso e porte das mesmas.
Alvejou o vizinho como tinha prometido, por causa de um arranjo no passeio que dá acesso às duas vivendas. Disse que o matava e cumpriu. Depois suicidou-se: fez a sua própria justiça, como acontece em grande parte destes casos. Será para fazerem a sua própria justiça ou por cobardia? Eu penso que só por cobardia alguém pega numa arma e atira sobre pessoas indefesas.
No caso dos USA, o jovem que matou dois colegas, fez um vídeo, explicativo do que se estava a passar entretanto e depois matou mais trinta e a si mesmo: é perfeitamente inacreditável. Como é que duas horas após o assassinato de duas pessoas numa faculdade, o assassino consegue manter-se dentro da mesma sem ser detectado e executar uma "segunda volta"?
É este o país mais seguro e livre do mundo?

1 comentário:

Unknown disse...

Os USA são um país livre, indiscutivelmente. Farol da liberdade política e de expressão.
SEGURO?
Não.
A segurança não existe. Muito menos em sociedades dinâmicas como a dos USa.
Não há relação directa entre a venda de armas e a criminalidade.
Que nos USA haja liberdade de aquisação de armas... isso tem razões históricas.
As estatisticas da criminalidade naquele país não são piores que a que existe em muitos países ditos civilizados da pacífica ( ! ) Europa.Bem pelo contrário.
Em Portugal, quem é caçador pode comprar uma arma e ninguém sabe se se trata de um psicocapata ou não.
A verdade é que cada um vê o mundo com os olhos que tem.
Eu já estive nos USA e adorei.
Com todos os defeitos inerentes às sociedades humanas... a estátua da Liberdade merece lá estar.

EA