19 fevereiro, 2007

Ser português diverte-me.


Ser português é uma qualidade ou um defeito? O que é que os portugueses têm de diferente da maioria dos povos do mundo? Gosto de ser portuguesa? Sou portuguesa?
Não me sinto realmente portuguesa mas gosto de Portugal e dos portugueses. Às vezes digo que gostava de ser espanhola... por causa daquela bendita tradição de fazer a "siesta", que devia ser obrigatória em todo o mundo... pois se está provado cientificamente que o corpo necessita daqueles momentos de descanso após o almoço, porque é que não fazem todos como os espanhóis e se arranjam horários compatíveis com uma "siesta"? Eu sou sincera... depois do almoço apetece-me mesmo é tirar uma soneca. Nem que seja estar de olhos fechados, naquele "chove e não molha" durante uns 20 ou 30 minutos.
Mas a minha introdução tem a ver com o facto de apreciar uma qualidade dos portugueses: eles gostam de esperar. Chegam a uma superfície comercial, por exemplo, com vários parques de estacionamento. Mesmo que no primeiro esteja escrito completo, eles entram. Depois dão um milhão de voltas até "toparem" alguém que vai sair.. Entretanto atrapalham, regra geral quem quer sair porque ficam ali parados à espera que o "milagre" aconteça. O parque ao lado está vazio, mas que importa? É coberto da mesma maneira, mas é ali no nº 1 que têm que ficar, porque é ali que se acostumaram a estacionar.
O resultado é que eu despacho as minhas compras em meia hora e a maioria dos portugueses leva um dia inteiro metido numa grande superfície. Mais ou menos uma hora para estacionar e depois há que espreitar tudo bem espreitadinho, aproveitar todas as "promoções" e no fim fazer uma festa porque se compraram imensas pechinchas que a maior parte das vezes não vão servir para coisa nenhuma.
Eu cá por mim, gosto desta forma de ser português. Diverte-me!