01 fevereiro, 2007

Para sempre é tempo demais.


Nada é para sempre, porque para sempre é sempre tempo demais. É assim que o amor não é para sempre, e cada vez há mais amores, paixões, amizades, mágoas, raivas, ódios, rivalidades... tudo instantâneo; tudo pronto a servir. A ideia de que o casamento é para sempre, persiste (mais do que eu poderia algum dia imaginar). Em pleno século XXI, culpam-se os pais separados pelos maus resultados das suas crianças. O que é um erro. Porque há problemas com crianças que vivem em famílias perfeitamente estáveis como há, com crianças de famílias mono parentais. E não há irmãos iguais, embora sejam criados com as mesmas regras. Educar filhos únicos pode parecer fácil... não posso falar "de cadeira", mas acho bem mais difícil educar um só do que três. Por isso é que digo sempre a quem quer ter filhos, ou nenhum ou mais do que um... não me parece que ser filho único seja muito saudável, embora tenha vários amigos filhos únicos... mas só conheci um com um comportamento de miúdo que tivesse irmãos... talvez porque fazia dos amigos irmãos. O meu filho mais velho só começou a aprender a partilhar depois de ter irmãos... e olhem que não era por falta de educação da minha parte.

Hoje os pais ensinam os filhos a serem egoístas. Transportam-lhes as malas, dão-lhes o lugar nos transportes, fazem os trabalhos de casa por eles... Acham normal privarem-se do essencial para que os filhos se encham de supérfluos. Isto não é um comportamento normal mas estes pais nem se apercebem e nas suas cabeças estão a dar o melhor aos filhos. Mas no fim estão a esconder-lhes uma realidade que, mais tarde ou mais cedo eles terão que enfrentar. E que será um duro golpe porque não foram treinados para a vida real. Tornam-lhes a vida cor de rosa e depois de adultos não sabem que voltas hão-de dar à mínima dificuldade que apareça...

Nada é para sempre... tudo tem um fim. Para sempre é tempo demais. Só é de verdade no momento em que dizemos "para sempre", porque acreditamos que assim será. O tempo se há-de encarregar de nos fazer ver que não é... E as crianças também crescem. Tornam-se adolescentes, depois adultos, depois velhos... porque como tudo na vida, a infância também não é para sempre!

Sem comentários: