26 janeiro, 2007

"Escrever é apenas uma maneira de falar mais alto"



Não me parece que viver fora dos grandes centros acrescente qualidade de vida à maioria das pessoas. Até me parece que cada vez a qualidade de vida é menor. Porque para as terras de província se desenvolverem têm que levar com fábricas que as poluem sem grandes preocupações (nem pequenas). As multas para os actos contra o ambiente são tão ridículas que mais vale naquelas cabeças pequeninas, poluir e pagar. Sai mais barato que arranjar meios de tratamento de resíduos, sejam ele quais forem... A juntar a isto as pessoas estão mais longe dos cuidados de saúde mais essenciais, da cultura que devia chegar a todo o lado e ali só chega de vez em quando.

Lá terão que se entreter com o joguito de cartas ou dominó... quiçá uns matrecos de vez em quando... Por falar em matrecos, um dia destes vi um tipo que parecia mesmo ser o filho da Alice. Não é essa, a do país das maravilhas não tinha idade para ter filhos. Estou a falar da Alice do Sérgio Godinho, a do país dos matraquilhos que teve um casal de filhos que olhando bem "têm mesmo pinta, assim sei lá de matraquilhos..."

E também descobri alguns espécimes humanos (da melhor qualidade, diga-se de passagem) com pinta de bonecos de banda desenhada... e também alguém que faz um gesto com muita frequência e que levei anos a descobrir o que me fazia lembrar, mas um dia destes soube quem era: nada mais nada menos que Miss Piggy com aquele gesto tão peculiar de afastar os cabelos da cara... mas esta não é de qualidade, quer dizer, é uma daquelas pessoas de cor de quem ultimamente temos falado por aqui, acerca da teoria de Luís Sepúlveda sobre as raças.

E tenho estado a enrolar, a enrolar para não ter que admitir o meu fracasso: corri todos os cais de embarque do Cais do Sodré com os "faróis" no máximo e não descobri o "espécie" de gente que me roubou o telemóvel. Uma coisa é certa. Mesmo que não o volte a usar, também ninguém poderá fazer uso dele. Mas que a raiva ficou, ficou... nem dormi! Mas vou ultrapassar esta raiva... mais dia menos dia descubro-o senhor ladrão... nem que seja só para dormir dez horas de seguida! Sabendo que pelo menos incomodei mais um tipo de cor!

2 comentários:

fatimamedeiros disse...

Sabia que ias fazer isso.
Não te metas em sarilhos, esses seres de "cor" naõ merecem esse desgaste.

Unknown disse...

Querida amiga, acredita que não percebo esta questão da gente de cor e da teoria do escritor Sepúlveda - de que tanto gosto - sobre esta matéria. Acredita que me faz confusão esta trapalhada ( para mim, claro ). Se me pudesses explicar, agradecia. Ou no blogue, ou por email. Desculpa, mas sou sincero.
EA