01 janeiro, 2007

Começar de novo - Ivan Lins


Ouvi esta música pela primeira vez, há muitos anos, na série Malu Mulher. Tratava-se de uma série sobre mulheres e sobre os problemas que elas enfrentam. Só que, afinal, não são apenas elas, somos todos nós.
Quando ouço esta canção (e tenho versões de vários cantores(as), mas preferi o autor para postar, exactamente, porque cantada por um homem a música tem outro fôlego. Deixa de ser a canção da desgraçadinha abandonada que deu a volta por cima e passa a ser a estória de uma pessoa que sobreviveu e, não só virou a mesa mas virou a vida.
Passaram muitos anos desde que ouvi esta canção pela primeira vez, como disse. Mas é raro o dia em que ela não me vem à mente. Não preciso de procurar um cd que a contenha, porque a canto eu mesma. Porque todos os dias recomeço. Todos os dias recomeçamos. Cada dia é o primeiro e pode ser o último. Cada segundo é importante porque há muita coisa para fazer, há muita gente precisando de nós... inclusive nós!
E há que encontrar maneiras de dar a volta à vida. Há que deitar para trás das costas as mágoas, as desilusões e olhar em frente, porque o que passou já não conta nada. Fará parte da história da nossa vida e poderá ser contada aos filhos e aos netos como história ou como estória: para ser contada como estória basta pôr-lhe uma nota de humor e, acreditem, há maneira de pôr uma nota de humor na história mais dramática... não há nada que não tenha um lado de graça, ainda que se trate de fazer humor negro...
Vivo pois cada segundo. E faço o possível por os viver com alegria, amizade, carinho... é claro que a vida tem o seu lado negro e nem sempre podemos estar bem... mas façamos o possível por estar mal o mínimo de tempo necessário! Não mais do que o necessário!
Comecemos de novo!

Sem comentários: