31 dezembro, 2006

É a vida...


A foto aqui ao lado tem pelo menos 30 anos e foi tirada nos Açores, na ilha de S. Miguel. Apeteceu-me postá-la aqui hoje para me lembrar de que a solidão é uma coisa que dói e eu senti-me muito só nos Açores, rodeada de mar por todos os lados.
Era muito nova, estava longe da família, tinha poucos amigos e os que tinha, tinham as suas famílias com quem passar natal e fim de ano. Ainda por cima eram quase todos "continentais" e não ficavam por lá a passar as festas.
Eu não estava sózinha, tinha os meus filhos, mas a solidão doía-me... levou uns anos até que aprendesse que não voltaria à minha terra, que os meus filhos seriam criados em climas com quatro estações e que nunca teriam a liberdade que eu tive, só porque não beneficiariam de um clima tropical. Levou uns anos até perceber que nunca estive só. E outros tantos até desejar estar realmente só como estou hoje. Só, mas não solitária, sem a dor e a angústia que a solidão provocam. Estou no conforto da minha casa, rodeada dos meus livros e ouvindo a música que eu quero ouvir. Não sou obrigada a fingir que estou feliz só porque se acaba um ano... amanhã é outro ano, é verdade, mas e então? É apenas outro dia. O que tem de bom é que é feriado e é mais um dia sem horários. Um daqueles dias que dão sentido ao facto de termos dias de semana, dias de trabalho e que se não fosse por isso, nem sequer lhes daríamos importancia... Tenho a certeza de que se algum dia chegar a aposentar-me os dias serão todos fins de semana ou feriados ou férias... Perderei a noção do que é um feriado ou um fim de semana, porque estes só fazem sentido quando se tem uma semana de trabalho pela frente. São coisas a que só damos valor porque temos o inverso nas nossas vidas.
Agora quero aqui expressar a minha indignação pela hipocrisia do chefe da igreja católica, que acha que as pessoas não devem festejar esta data. Porquê? Porque estão a fugir à realidade? E o que faz o senhor do Vaticano, um dos estados mais ricos e poderosos do mundo em prole da pobreza? Discursos? Não será isto também uma forma de fugir à realidade? Se há coisa que me põe fora de mim é a hipocrisia e a incoerência! Verdadeiramente!

Sem comentários: