17 dezembro, 2006

Estamos no lado errado do mundo.


A Palestina decidiu facilitar a vida a Israel e está à beira de uma guerra civil. Israel reconheceu finalmente que tem armas nucleares; a propósito não ouvi um único comentário do senhor Bush ou da senhora Rice a propósito deste assunto. Até aqui, nada de novo. No Iraque foram raptados 30 funcionários do Crescente Vermelho e não se sabe do paradeiro de cento e dois emigrantes clandestinos senegaleses que naufragaram quando se dirigiam a Espanha ou Itália... Continuamos sem ter nada de novo... Tudo isto são factos que infelizmente vão fazendo parte do lado errado deste mundo em que vivemos.
Porém, e há sempre um porém, em Copenhaga a madrugada foi agitada e acabou com cinco feridos e trezentas pessoas detidas, porque fizeram uma manifestação a favor de um grupo de jovens a quem tinha sido cedido um espaço pelo governo que agora lhes foi retirado para ser vendido... retirado é como quem diz, porque ninguém arredou pé. É claro que isto também não é novidade (pelo menos na Dinamarca): as pessoas manifestam-se pelo que consideram ser justo e exigem que o governo cumpra promessas. É claro que a Dinamarca é um país do primeiro mundo: pode dar-se a estes luxos... Nem que seja para se manifestarem por causas que a nós nos podem parecer ridículas.
Por cá, vamos deixando que o governo continue arrogantemente a desrespeitar todas as promessas que fez em campanha e pior, a desrespeitar os direitos mais fundamentais dos cidadãos: liberdade, emprego, estabilidade para formar família sem ter que se preocupar se hoje está em Lisboa e amanhã em Trás-os-Montes, ou pior ainda, sem emprego!
Abençoado povo que tudo aceitas de cabeça baixa e braços caídos...

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu votei neste governo porque na altura, pareceu-me a melhor proposta. Nunca pensei que eles obtivessem uma maioria absoluta. É que nunca gostei de maiorias. Conduzem invariavelmente a autoritarismos.E nós naõ somos propriamente contestatários.