19 dezembro, 2006

COMENTÁRIOS BREVES

Breves, porque nesta altura do ano, sinceramente, com o país pouco interessado nas coisas que me preocupam e sobre as quais me apeteceria dizer muita coisa, o melhor é, enfim, para não ficar calado, que também seria uma dor para a minha alma, dizer apenas o essencial:

1. Ouvi hoje na rádio que há a intenção de se criar no país um Provedor de, se percebi bem... da Interioridade. A TSF abordaria no seu programa Forum este assunto. Eu não ouvi o Forum. Ouvi apenas o seu início. Ouvi uma figura pública, ligada ao assunto, falar sobre a necessidade da criação de um Provedor. O ingrediente para a criação de mais um Provedor é a seguinte: é preciso evitar que se use o mesmo critério, usado para terras como Lisboa, Porto e Coimbra, para terras pobres, como Mártola, Alcoutim, etc ( o que me parece, aliás, óbvio...). Nestas últimas, onde há menos oportunidades de emprego, os critérios usados em Lisboa não servem. Logo, torna-se indispensável que haja um Provedor, o qual chame a atenção do Governo Central para as especificidades das terras mais pobres e nelas sejam aplicadas outros critérios ( Claro que não podem ser os mesmos...). Quer dizer: não servem as autarquias para conhecerem as especificidades locais e chamarem a atenção do Governo Central!!. Ou muito me engano, ou este governo vai, com esta estória do Provedor da Interioridade ( se o adormecimento do país o permitir, como me parece que será o mais natural) criar mais uns novos cargos, para mais uns boys, coisa pouca, claro, por causa da exiguidade do orçamento...

2. Vai ser criada uma empresa pública para gerir a Administração Pública!!! Que vergonha, Santo António, nem digo meu Deus!! Então é o próprio Estado a considerar-se incompetente?! Ou já não é o Estado a gerir a Administração Publica? Ou é já o Estado a desistir da gestão da coisa pública?!

3. Milhares de funcionários públicos vão para o Quadro de Excedentes. Não haja ilusões que é isso que vai acontecer. O orçamento de 2007 já contou com essa realidade. Não vou discutir aqui se é justo, ou se é injusto. O que acho vergonhoso é que este governo não fale verdade às pessoas. Em vez de dizer a verdade, o que diz? Até parece mentira, mas o que ouvi foi que se vai abrir uma janela de oportunidades para os que vão para o Quadro de Excedentes, por força do crescimento económico previsto para os póximos anos. Esse crescimento irá permitir que arranjem empregos!!Vejam bem!.Mais uma promessa!. Feita por um governo perito em cumpri-las!. Só que aqui é mais grave: trata-se de uma promessa sem nenhuma garantia de concretização, pois depende de algo que não tem nada a ver com a Função Pública, mas com a performance do mundo empresarial privado ...

Eduardo Aleixo

1 comentário:

Maria Eduarda disse...

Tens razão em tudo o que dizes. Eu penso exactamente da mesma maneira, mas parece que há muito quem apoie estas políticas! É como tudo: não querendo ser mazinha, mas já sendo, muita gente hoje chora a morte de Pinochet e outros tantos chorarão Fidel! Sem mais comentários ou não tarda nada cortam-me o pio!