05 novembro, 2006

Venha o diabo e escolha!


Saddam Hussein foi condenado à morte, por um tribunal Iraquiano. Quando os EUA invadiram o Iraque, foi abolida a pena de morte. Agora aplicam o ditado "quem com ferro mata, com ferro morre". Não é coisa que me admire: afinal nos democráticos USA, a pena de morte ainda existe e é aplicada em alguns Estados da mais democrática nação do mundo... aquela que pretende dar lições de democracia ao mundo... e de liberdade!
Saddam foi julgado e bem. Ninguém pode estar acima da lei. Espero que um dia todos os Estados do Mundo possam fazer o mesmo com os seus dirigentes que cometeram atrocidades, ao longo de décadas, impondo regimes de silêncio e terror...
Mas aplicar uma pena de morte no século XXI? Discutir se é melhor acabar com o homem por enforcamento ou por outro método? Agirmos do mesmo modo que os fundamentalistas que detestamos? Olho por olho, dente por dente?
As manifestações de júbilo dos iraquianos não me admiram... fazem parte da sua cultura.
Mas o júbilo do vermezinho a quem chamam George Bush, enoja-me...
E espero que a guerra civil no Iraque não se torne ainda mais agressiva com esta condenação. A ver vamos...
Apesar de tudo a atitude de desafio de Saddam durante a leitura da sentença foi coerente! O homem é um paranóico... e mostra o que é! O Bush é um paranóico a fingir de tonto... Venha o diabo e escolha!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo!