01 outubro, 2006

O princípio de Peter


Uma das notícias do dia é a eleição presidencial no Brasil. Lula sucede a Lula. Se não for eleito agora, será numa segunda volta, pelo que, a notícia não chega a ser notícia!
Então porque é que eu venho para aqui levantar mais uma lebre?
Porque Lula me desiludiu. Eu sei que os homens não fazem milagres, mas acho que ele podia e sobretudo DEVIA ter-se esforçado mais. Chegou a dar uma imagem de desperdício,e, num país onde a miséria é tanta, tudo o que cheira a desperdício cheira mal. Muito mal!
E porque hoje estive em Santarém e decobri que a cidade está repleta de teias de aranha... é verdade. Passeia-se no centro histórico da cidade e o que se sente são teias de aranha.
Por analogia aplico o princípio de Peter a Lula da Silva e a Moita Flores. Ambos cumpriam as suas funções antes de serem eleitos, com primor. Lula cumprindo um excelente papel na oposição ao governo de situação do Brasil e Moita escrevendo livros e adaptando séries televisivas.
Eram bons no que faziam. Segundo o princípio de Peter era o que deviam continuar a fazer. Mas quiseram ir mais além. Perdeu-se um líder carismático e um bom escritor e ganhamos dois maus políticos.
Santarém é uma cidade morta. O centro histórico está votado ao abandono e entregue às aranhas. As portas do sol só existem pela paisagem que permitem desfrutar.
É pouco. Muito pouco para uma cidade que merece muito mais. Moita Flores podia talvez retirar um pouco do tempo que dedica a aparecer em tudo quanto é canal de televisão e dedicar-se um pouco mais à cidade... ou abdicar e deixar que alguém com conhecimentos e capaz exerça o cargo de presidente da câmara.
O princípio de Peter assim o aconselha.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com esta análise. Quantos mais haverá nesta situação? Pessoas que eram competentes naquilo que faziam e que por ambição, convicção ou sei lá o quê, mudam de funções e transformam-se numa desilusão. Já fiz esta análise a propósito de pessoas que conheci ao longo da vida.

Anónimo disse...

Também concordo com esta análise.
Só que considero que o problema não é do Peter e do seu Princípio, que pode ter várias aplicações( neste caso aplica-se ao que chamo de " Ganância do Poder " ).
O problema é dos Lulas. E principalmente nosso, que é o mais preocupante.
É dos Lulas... que, na oposição, usando um discurso ideológico, que como todo o discurso ideológico, é, a meu ver, enganador, promete paraísos nesta terra, onde eles não existem..
E é nosso... porque não há maneira de sabermos que as lulas, na oposição, se vão transformar em polvos, quando chegarem ao poder. Só sabemos que as lulas são polvos, de braços amigos da corrupção e da especulação financeira, que antes consideravam inimigos do povo, quando atingem o poder e aprendem as delícias do poder, a volúpias do poder, o paraíso do poder...
De facto, isto ultrapassa já o pobre do Peter.Esta história é também a nossa. É a história da minha geração.Geração traída.Tanta gente boa que eu conheci antes do poder e depois irreconhecível na sua arrogância e vaidade. Aqui e em tdo o lado. A mudança das lulas para polvos é um fenómeno universal neste mundo todo capitalista ( que o socialista ainda é pior, ou, se quiserem, é a outra face da moeda, igual,estatal, com o povo adormecido e sem liberdade
).
Não há pessoas sérias e coerentes e incorruptíveis ? Claro que há. Mas não são a maioria.E os cidadãos lucidos e conscientes destas coisas , o que fazem? Afastam-se da política. Porque esta cheira mal.
Só que isto levanta outro problema: quantos mais seres humanos se afastam da política mais espaço livre deixam para os polvos...
Voltando ao Lula brasileiro... Se não fosse a existência de uma imprensa livre, através da qual o povo teve conhecimento de que o seu querido Lula é hoje, infelizmente, um polvo, Sua Excelência já teria garantida a sua vitória na primeira volta...Mas como há liberdade...ela ainda é a candeia que ilumina o coração das gentes e as faz duvidar...

É a única certeza que tenho em Politica: com todas as imperfeições... a Liberdade é a única coisa que tem dignidade e que deve ser a base de toda a elevação humana, quer material, quer espiritual...

Quanto a Lula, Deus queira que perca as eleições. Se não as perder...será para a próxima...numa perspectiva de evitar que as lulas se transformem em polvos enganadores...