02 setembro, 2006

Teatro no Castelo de S. Jorge


O V Festival Internacional de Máscaras e Comediantes, realiza-se em Lisboa por Filipe Crawford Produções Teatrais. São várias as companhias, nacionais e estrangeiras que ocupam de 5ª a domingo, um espaço ao ar livre, no Castelo de S. Jorge.
Pax Romana foi a peça que vi ontem, representada pela ESTE - Estação Teatral da Beira Interior. Uma comédia, com um texto bem apanhado por três actores, (Alexandre Barata, Pedro Diogo, e Sérgio Fernandes) trajados a rigor pela Marta Carreiras, certamente inspirada em Astérix e Obélix. Por falar nisso, as expressões faciais de que as peças de commedia dell'arte vivem, são realmente espantosas... fico sempre com a impressão que, se tivesse que estar cerca de 1 hora a fazer aquelas "caretas", nunca mais recuperava a minha identidade!
O texto e a encenação são de Nuno Pino Custódio, um expert nesta área. A música, muito bem apanhada por sinal, é do Fernando Mota que já tinha feito um belo trabalho com o mesmo encenador em "O relato de Alabad".
A "sala" estava completa. A noite agradável. O reencontro com os amigos é sempre reconfortante. Uma noite muito bem passada.
Se puderem, passem pelo Castelo de S. Jorge. Esta peça já passou, mas há mais teatro à solta no Castelo até 10 deste mês.
E se derem com o nariz na Pax Romana, por esse país, não percam. Uma boa gargalhada nunca fez mal a ninguém, mesmo quando as razões para o fazer não são muitas.

Sem comentários: