10 setembro, 2006

Outono à porta... e outros conflitos!


As temperaturas são de Verão (ainda bem para mim), mas o Outono está a bater-nos à porta. Continuo a ir à praia, mas o chão das ruas está pejado de folhas amarelas. Sinal de que o Outono está a pedir licença para entrar... e eu por mim não a dou. Mas a natureza o fará por mim, certamente.
Não nasci para viver em países com 4 estações. Tudo muito direitinho: Outono, Inverno, Primavera, Verão. Para mim só devia haver Verão... pronto! Primavera também (um bocadinho, concedo)
Eu até gosto de chuva. Gosto de caminhar à chuva. Há muitos anos que não uso, nem tenho guarda-chuva. Porque é muito divertido receber na cara aquela água toda que escorre do céu, quando as torneiras lá de cima se abrem. Também não era preciso que se abrissem como este fim de semana em Freixo de Espada à Cinta... a verdade é que estamos a colher o que plantámos! A construção fez-se em todo o lado. Aonde houvesse um pedacinho de chão toca a construir.
E no fundo todos falamos, mas ninguém está realmente disposto a largar o carrinho e pôr-se a penantes. Por mim falo, embora até use diariamente os transportes públicos, e ainda por cima os menos poluentes (movidos a electricidade). Até acho que o engenheiro devia baixar os preços destes transportes (comboio e metro) e eventualmente outros de que não me lembre, não poluentes. Em vez disso desataram a pôr parques pagos em redor de tudo o que é estação de comboios e barcos. No parque da fundição de Oeiras, que passou a ser pago há uns dias, tenho contado o número de carros pelas 17, 17.30, 18,00horas: 4 a 5! Os cofres do Estado hão-de ficar cheios e os utentes da linha de Oeiras cada vez mais bem servidos! Não bastava já a péssima estrutura de transportes a partir de Oeiras, o que obriga as pessoas a irem de carro para a estação... agora, se usarem os parques pagos (e julgo que em breve todo estacionamento ali próximo será pago, como já é em Paço de Arcos), terão que desembolsar mais cerca de € 60,00 por mês. Ou seja: pagarão quase o dobro, em alguns casos mais até, do que pagam pelos transportes.
Faz todo o sentido não faz? Lisboa ganha imenso com isto. Porque este é um verdadeiro incentivo a usar os transportes públicos não é? Porque é que alguém há-de desembolsar mais de € 100,00 para deixar o carro em casa se pelo mesmo preço se desloca diariamente, com mais conforto e sem depender de horários? Cá para mim isto é uma cabala contra Carmona Rodrigues.
E eu que não tinha intenção nenhuma de falar nisto... juro que não tinha! Mas é que andei toda a semana "enfezada" com isto e pronto agora já saiu!
Pronto... mas isto tudo a propósito das 4 estações que cada vez são menos nítidas e dos desastres naturais que cada vez são mais frequentes!
Precisamos de gente séria, com ideias sérias para resolver isto... não é certamente com o desincentivo aos transportes públicos (que estão cada vez mais caros) que se vai conseguir melhorar o que quer que seja. Tome uma atitude engenheiro! Mostre lá que o Ambiente ainda é a sua paixão!

Sem comentários: