18 setembro, 2006

Não peça desculpa senhor Ratzinger!


Esta estória do Papa e do Islão já foi longe demais... e não está nem perto de ter um fim. Sou ateia e agnóstica, portanto insuspeita a nível religioso. Respeito todas as crenças. Cá por mim até podem acreditar em bruxas e no Pai Natal... tanto se me dá. Se isso lhes dá a segurança de que necessitam no dia a dia, força!
Toda a vida tenho acreditado que o mundo, o futuro, a vida, estão nas nossas mãos. Mas o que é que se passa com a humanidade hoje? Parece-me que as pessoas estão a ficar loucas e qualquer dia acordamos num manicómio, onde termos que fingir ser igualmente loucos para escapar com alguma sanidade mental.
O Papa (por quem não tenho qualquer tipo de admiração, diga-se de passagem) deu uma aula numa Universidade alemã. Esqueceu-se que era "o Papa" e voltou a ser o professor de filosofia e teologia e citou palavras proferidas contra o "Profeta Maomé" na Idade Média. A coisa foi citada nos jornais, fora do contexto. Esta é em síntese a estória do que se passou.
Logo em seguida foram incendiadas igrejas no mundo islâmico. Só uma, era católica, porque a ignorância é mais que muita e, pelos vistos para estes "vingadores", tudo o que não é mesquita é para destruir, incendiar...
Se eu fosse o Papa preocupava-me seriamente com a segurança do Vaticano. Na Somália assassinaram uma freira católica com mais de 70 anos e que prestava serviço como voluntária num hospital. Esta gente que se serve de pretextos deste tipo para cometer todo o tipo de atrocidades, é capaz de morder a mão que a alimenta. Não estou aqui a acusar a comunidade islâmica em geral. Tenho ouvido muitos muçulmanos a tentar acalmar ânimos, a pôr água na fervura. Mas altos dirigentes religiosos islâmicos, como o Ayatholla Khamenei, líder religioso do Irão, é daqueles que exigem um pedido de desculpas do Papa... mas que gente mais tosca!
O Papa não se devia ter esquecido de quem é e de quem representa. De acordo. É Papa. Já não é professor ou o que quer que seja. Mas que "diabos" (agora é que todas as iras divinas caem sobre mim, e depois digo que é azar!), de que é que o homem tem que pedir desculpa? Já esclareceu que foi mal compreendido, já explicou em que contexto foram preferidas as "malditas palavras", que querem mais? Que peça desculpa pela ignorância de quem não sabe ler? Que peça desculpa porque alguns se servem de qualquer pretexto para atear ainda mais o fogo que já lavra por este mundo? O que querem agora estes incendiários? Que o Papa se ponha de joelhos perante a estupidez, ignorância e maldade? Que vão para o Diabo que os carregue.
Tudo isto já cansa. Acho que fomos demasiado condescendentes com estes loucos. Não os internámos a tempo, agora são eles que nos vão internar. Achámos que eram apenas uns tontinhos... o problema é que a História está cheia de exemplos deste tipo. O carimbo da maldade é rapidamente clonado... é contagiosa a maldade. Cada vez são menos os que conseguem manter-se imunes.
Destruir, ao que dizem, dá uma sensação muito grande de "poder". E são poucas as pessoas que não querem poder algum. São poucas as que querem apenas viver em paz, ganhar o pão nosso de cada dia, sem outras alegrias que as pequenas coisas que podemos inventar no dia a dia para sermos felizes.
Sou pela paz.
Sou pela alegria.
Sou pela irreverência.
Senhor Ratzinger: NÃO PEÇA DESCULPA! Não cometeu nenhum crime! Agora também o querem levar a Tribunal. Mande-os dar uma curva em companhia do Diabo, porque não acredito que o Profeta os vá acompanhar nesta jihad.

Sem comentários: