21 agosto, 2006

Jogando conversa fora...


Podia falar hoje de um dúzia de coisas que marcam a actualidade. Podia. Só que não me apetece. E é por isso que vou falar de música e músicos brasileiros, sobretudo de Francisco Buarque de Holanda, esse senhor que está mais velho, mais grisalho e mais bonito a cada dia!
Um dia destes postei aqui "Notícia de Jornal" e o meu querido Eduardo Aleixo, veio brindar-nos com um belíssimo poema de Manuel Bandeira que ele julga ter inspirado o Chico e que tem o mesmo nome.
Talvez tenha razão. No entanto, quero aproveitar para vos contar uma parte da história do Chico e de outros famosos da MPB. Consta da "Verdade Tropical" de Caetano Veloso.
Nos anos 60, quando estes músicos eram apenas uns meninos, querendo vencer no mundo da música, havia um concurso de televisão, salvo erro da TUPI, que consistia em dar uma frase musical ao concorrente e fazer com que ele cantasse a música toda. O prémio para o vencedor era um "carocha" e o concurso era semanal.
Pois estes nossos artistas, porque são verdadeiros artistas, concorriam com frequencia e ganharam o pão nosso de cada dia, durante algum tempo ganhando e vendendo os "carochas" .
Segundo Caetano, Chico foi quem mais ganhou, embora fosse o que menos sabia:davam-lhe a frase e ele não sabia a música mas improvisava logo ali uma canção, de tal forma que as pessoas acreditavam que a canção existia antes. Mais: ainda segundo Caetano, Chico chegava a inventar canções com "sabor a anos 20 e 30".
Não me admira que Manuel Bandeira tenha de alguma forma influenciado o poema de Chico. Mas a verdade é que quem escreve por encomenda com a facilidade com que ele escreveu tantas composições, pode perfeitamente ter escrito a sua "Notícia de Jornal" baseado em notícia que tenha lido... de qualquer modo vou fazer o que puder para investigar e, se conseguir apurar factos, dos mesmos aqui, vos darei conta. (E esta, hein? Será que ela virou investigadora policial, detective....)
Pois nem ele mesmo sabia que para além do mais, ainda viria a escrever romances bem interessantes. Gostei do "Estorvo", mas gosto especialmente de "Budapeste". Confesso que não gostei de "Benjamim". Mas "Budapeste" é de tal modo bem imaginado e construído que faz de Chico um escritor de romances. Sem dúvida!
E a 3 de Novembro, lá estarei, no Coliseu de Lisboa para ouvir "As atrizes" e todas as obras primas que nos quiseres oferecer. Amo-te Chico. Acho que já te tinha dito, mas eu sei que é daquelas coisas que ouvimos sempre com muito prazer...

Sem comentários: