Gosto da minha casa. Gosto de ver o mar de todas as janelas. Gosto de ver o Cabo Espichel, bem desenhado, ao longe, em dias como o de hoje, em que a luminoidade é perfeita. Gosto de assistir ao nascer e ao pôr do sol, das minhas janelas.
Mas se tivesse que escolher uma cidade para viver hesitaria certamente entre Lisboa e Barcelona. Porque não sei se se vive em Lisboa... em Barcelona vive. A cidade palpita. Os bairros típicos fervilham e não são apenas turistas. "Nuestros hermanos" são bem diferentes. Realmente a nossa jangada de pedra deve ter-se posto à deriva há milhares de anos. E perdemos o sentido da vida. Ficámos bisonhos... Toda a gente se espanta porque levo o dia cantando... e gargalhando. Neste nosso cantinho, há muita gente que se sente ofendida com a minha alegria.
Felizmente muita gente se vai cansando da tristeza e vai aderindo à minha onda. Gosto de brincar com tudo. Faço uma peça em três actos de factos a que ninguém ligaria nenhuma, não fosse o facto de eu fazer com eles uns embrulhos tão geitosos que o pessoal se rende... E aqui ao lado, existe um país sólido, em que as pessoas trabalham e gozam a vida. Têm tempo para tudo. Gostam de sair, de cantar, dançar e conversar. Por mais só que tente estar numa esplanada em Espanha, nunca o fico. Há sempre alguém que se senta à minha mesa ou me convida para a sua e mete conversa. E não se ponham para aí com ideias parvas. Não se trata de conversa de engate. E é gente de ambos os sexos e de todas as idades. São gente e gostam de gente. Acho que nos reconhecemos simpesmente, nós os amantes de gente.
Isto é contagioso, uma vez que já me dei conta que mesmo os oriundos de países eslavos, em Espanha parecem espanhóis... só que todos muito louros de olhos azuis! Conversam com toda a gente, cantam, dançam... extravasam. Não sei se o farão nas suas terras, mas não... realmente não me parece!
Tudo isto só para dizer mais uma vez que Lisboa é um luxo, pelo menos em Agosto. Hoje, pelas 8 horas a estação do metro do Cais do Sodré abrigava uns muito curiosos passageiros que fotografei... E não me digam que não foi uma bela maneira de começar o dia!
Sem comentários:
Enviar um comentário