20 agosto, 2006

Clandestinos do sonho


Chegam às centenas, todos os dias, principalmente a Espanha e Itália. Querem trocar África pela Europa. Trocar a fome africana pelo "sonho europeu".
E morrem às centenas todos os dias, na tentativa de concretizar um sonho que mais não é do que uma quimera. Depressa percebem que a Europa não é um sonho e que a fome em África é preferível aos caixotes de lixo europeus. É pelo menos mais saudável.
Zapatero tem razão. É preciso qua a UE faça um esforço verdadeiro para resolver este problema. A Europa não tem capacidade para absrorver toda esta gente, sem habilitações nem qualificações. Vemo-los por essa Europa fora tentando viver da venda de artesanato africano. Ou explorados na construção civil, tratados abaixo de cão de rua. Porque esses pelo menos têm a rua para vadiar e estes desgraçados estão muitas vezes reféns da sua situação de clandestinos.
Mas também não pode, pura e simplesmente, mandá-los de volta e "lavar as mãos" como Pilatos.
Este é um verdadeiro desafio para a UE. A ver vamos do que somos capazes...

1 comentário:

Anónimo disse...

É um problema tão sério que só com o empenho de todos os países europeus se poderá melhorar as condições de vida destes milhares de africanos que acorrem todos os dias a estes países.
São explorados pelos organizadores, arriscam a vida os desgraçados!